Mauá Sociedade

Mauá promove debate em Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Data é celebrada nesta quinta-feira e lembra a necessidade de ampliar diálogos sobre acessibilidade

  • Data: 20/09/2017 15:09
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá promove debate em Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Andreia Rios visita Apasma para discutir reivindicações

Crédito:Caio Arruda/PMM

A Prefeitura de Mauá promove nesta quinta-feira (21), uma série de palestras e atividades pelo Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em todo o país em 21 de setembro.

Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade e com o Tema “Lutar é Preciso”, a programação envolve um debate sobre melhorias necessárias na cidade e palestras com representantes da APASMA (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Mauá) e da Amadevi (Associação Mauaense de assistência e Apoio aos Deficientes Visuais) sobre projetos em andamento na cidade e como superar as dificuldades. Agentes de Saúde e do Conselho Municipal Da Pessoa com Deficiência também participam para discutir sobre deficiência mental e física.

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi criado em 1982, e oficializado em 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

Cidade mais inclusiva

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, tem ampliado os projetos em benefício da pessoa com deficiência na cidade. Entre os projetos em andamento está o que prevê melhorias para acessibilidade na cidade, com instalação de sinais sonoros para cegos e calçadas com rampas para deficientes. A proposta consta no Plano de Mobilidade Urbana de Mauá.  

Atila tem também acelerado obras de acessibilidade total nas escolas. Atualmente, 37% das unidades escolares são adaptadas totalmente e as demais possuem acessibilidade parcial. “Estamos muito empenhados em traçar políticas públicas de auxílio que sejam efetivas aos que mais precisam. As discussões nesta quinta devem nos ajudar a traçar planos e metas para atender as necessidades diretas dos nossos munícipes que enfrentam diariamente desafios por conta de alguma deficiência”, diz Atila.

A presidente do Fundo, Andreia Rios, diz que esse deve ser um primeiro contato para traçar planos e projetos que atendam melhor os deficientes em Mauá. “Conhecer melhor as reivindicações e nos colocar à disposição das associações contribui para aproximar cada vez mais o Fundo dos projetos que realmente fazem a diferença em Mauá”, completa.

SERVIÇO

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

DATA: 21/9/2017

LOCAL: APASMA (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Mauá)

Rua Santo André, 255, Jardim Haydee, Mauá

HORÁRIO: A partir das 14h.

Compartilhar:
1
Crédito:Caio Arruda/PMM
1
Crédito:Caio Arruda/PMM Andreia Rios visita Apasma para discutir reivindicações

  • Data: 20/09/2017 03:09
  • Alterado: 15/08/2023 08:08
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados