Mauá

  • Fachada Prefeitura MauáFundada em 1954, Mauá é um município que pertence à região metropolitana de São Paulo, mais precisamente ao ABC Paulista. A formação do município remete aos séculos XVII e XVIII e está ligada às fazendas do entorno da Capela de Nossa Senhora do Pilar. O progresso local teve início com a implantação da estrada de ferro São Paulo Railway, em 1867.

    Mauá é conhecida como “Capital da Louça e da Cerâmica” em razão da grande importância dessa atividade para o desenvolvimento do local. Entretanto outros setores desempenham hoje um relevante papel na economia local, como o de metalurgia, o de materiais elétricos, o de logística, o de indústrias químicas e o setor petroquímico.

    Entre as empresas que possuem sede ou filial em Mauá, estão a ALCAN, do segmento de alumínio; a Tintas Coral, do setor de pigmentos; a COFAP, da área de metalurgia e peças automotivas; a Brastemp, do ramo de componentes para eletrodomésticos; a Grecco Transportes, do setor de logística; a Porcelana Schmidt, do segmento de porcelanas de mesa; a Vitopel, da área de resinas petrolíferas para fabricação de papel e celulose; e a Bandeirante Química, do setor de derivados de petróleo.

    Sertãozinho e Capuava são considerados os dois polos industriais mais bem desenvolvidos de Mauá. Já a área que abrange a refinaria da Petrobrás é vista como o maior polo petroquímico da região. E para impulsionar ainda mais o crescimento industrial do município, o poder público tem investido bastante na ampliação da malha viária da cidade, o que inclui obras como o Rodoanel e o prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores.

     

    A saúde em Mauá também é algo levado a sério pelo governo. O município atende muito bem aos moradores, oferecendo diversas unidades para atendimentos de urgência e emergência, postos de saúde com médicos de diversas especialidades, centros de reabilitação e atenção psicossocial, hospitais, núcleo de atenção à violência sexual, programa de atendimento domiciliar, farmácias populares e serviço de atendimento móvel de emergência.

    A educação é mais uma área que merece destaque. A população conta com um ensino municipal de alta qualidade e tem à disposição 40 escolas administradas pela secretaria local. Além disso, são mais de 60 instituições de ensino vinculadas ao governo estadual e quase 40 escolas privadas – o que garante uma boa oferta de turmas de todos os graus básicos de escolaridade (infantil, fundamental e médio).

    A cultura de Mauá é conservada e propagada por meio de diversos eventos, promovidos em alguns pontos da cidade bastante conhecidos. Um desses lugares é o Museu Barão de Mauá, que reúne em seu acervo objetos, fotografias e documentos relativos à história do município e do ABC Paulista. Outro local que promove a cultura é o Teatro Municipal que, além de vários espetáculos, também mantém uma exposição com obras de vários artistas brasileiros.

    A forte economia, boa assistência à saúde, excelente qualidade de ensino e grande incentivo à cultura devem ser somadas ainda a mais um benefício assegurado aos moradores: o direito ao lazer. A cidade possui ginásios e quadras, que garantem a prática de inúmeros esportes e tornam a qualidade de vida em Mauá ainda melhor.