Ribeirão Pires Educação

Marco Antonio é destaque em Olimpíada de Astronomia

Aos 11 anos, Marco Antonio, aluno da Escola Estadual Professora Judith Ferreira Piva, recebeu homenagem das mãos do prefeito da Estância, Saulo Benevides

  • Data: 13/11/2014 15:11
  • Alterado: 13/11/2014 15:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Marco Antonio é destaque em Olimpíada de Astronomia

Crédito:

Marco Antonio da Cruz Romano, estudante do 6º ano da Escola Estadual Professora Judith Ferreira Piva, na Quarta Divisão, representa o esforço de centenas de crianças e jovens de Ribeirão Pires. Aos 11 anos, Marco Antonio garantiu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, o estudante recebeu homenagem do Executivo Municipal, entregue pelas mãos do prefeito Saulo Benevides. “A conquista dessa medalha é o resultado de uma soma de esforços, que incluem o interesse de Marco Antonio, da professora Neusa Maria Alves, que há quase oito anos leciona na unidade escolar da Quarta Divisão, e de familiares e amigos do estudante. Todo o apoio e incentivo ao aprendizado são fundamentais para a descoberta de habilidades, de assuntos de interesse e até da vocação que cada um tem e poderá desenvolver até a vida adulta. Ele representa todas as crianças e jovens de nossa cidade”, declarou o Chefe do Executivo ribeirãopirense.

A mãe de Marco Antonio, Gilza Cordeiro da Cruz Romano, é professora na Escola Judith Ferreira Piva e acompanhou a entrega da homenagem. “Sinto muito orgulho pela conquista dele e ao mesmo tempo sabemos da importância de estar por trás, auxiliando nos estudos. O Marco Antonio gosta de ciências. Sempre percebemos que nas outras matérias é bom pegar no pé, mas ele tem um bom desempenho”, declarou. O pai do aluno, Antônio Romano, a professora de ciências e química da Escola, Neusa Maria Alves, e a coordenadora do fundamental na unidade, Maria Célia Figueiredo, também estiveram presentes na solenidade.

Já para o medalhista, Marco Antonio, a experiência de ter tirado 9.6 (notas variam entre 0 a 10 pontos) foi gratificante. “Foi bem legal participar. Ajuda a expandir nosso conhecimento. Gosto muito do tema e a prova foi fácil. Estudei por um mês”, contou o estudante, que planeja se formar em mecatrônica.

No início deste ano, a professora Neusa convidou os estudantes de sua turma do 6º ano a participar da Olimpíada. Além do Marco Antonio, da Escola Estadual Professora Judith Ferreira Piva, 50 estudantes da cidade participaram da competição, entre escolas públicas e particulares. Em setembro, os alunos responderam questionário sobre astronomia e astrofísica. Os alunos também participaram da VII Mostra Brasileira de Foguetes.

A vice-prefeita da Estância e secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia, Leonice Moura, parabenizou o aluno pelo desempenho. “O resultado de Marco Antonio demonstra o potencial das escolas públicas da cidade. A rede municipal também está trabalhando para estimular a participação de estudantes em eventos como este. Realizaremos curso preparatório para a próxima edição da Olimpíada. Além disso, investimos em materiais e instrumentos para facilitar e até ampliar o aprendizado dos alunos, como a aquisição do Planetário Digital Orion”, destacou Leonice.

A Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia de Ribeirão Pires realizará a prova seletiva para o Curso Preparatório de Capacitação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2015, entre os alunos do 5º ao 8º ano, da E.M Profº Sebastião Vayego de Carvalho e da E.M Engº Carlos Rohm I, nessa sexta-feira, dia 14 de novembro.

Serão selecionados 15 alunos para participarem do curso. O resultado está previsto para o dia 19 de novembro de 2014 e os alunos selecionados terão encontros semanais em contraturnos e participarão de aulas técnicas na unidade escolar na qual está matriculado, além de aulas práticas em sessões no Planetário Digital Orion e visitas técnicas (todas as atividades com prévia autorização dos pais).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 13/11/2014 03:11
  • Alterado: 13/11/2014 03:11
  • Redação
  • PMRP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados