Santo André Tecnologia e Inovação

Outubro é mês de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santo André

O coordenador nacional da Semana de Ciência e Tecnologia Douglas Falcão esteve na cidade nesta quarta-feira e falou sobre a importância da disseminação da ciência e tecnologia na cidade

  • Data: 17/10/2014 09:10
  • Alterado: 17/10/2014 09:10
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Outubro é mês de Ciência

Crédito:

Aprovada a lei 9.631 que institui a realização anual da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santo André. De agora em diante, o evento deverá acontecer sempre no mês de outubro e simultaneamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A primeira Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação está acontecendo desde segunda-feira (13) em diversas locais da cidade, como a Sabina Escola Parque do Conhecimento, a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Senai A. Jacob Lafer, com uma programação composta por mais de 215 atividades que acontecem até domingo (19). A programação completa pode ser conferida no site www.santoandre.sp.gov.br.

O coordenador nacional da Semana de Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão Silva, esteve na cidade nesta quarta-feira (15) e falou sobre o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento econômico. Este foi o tema central do encontro entre a prefeita em exercício Oswana Fameli e Falcão, que é diretor do departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI). “Uma das funções desta jornada é disseminar a importância do conhecimento científico e conscientizar as pessoas de que a tecnologia pode ser uma aliada do desenvolvimento. Acredito que este é um bom caminho e é, por isso, que estamos empenhados na implementação do Parque Tecnológico em Santo André”, disse Oswana.

Para o professor, a realização do evento paralelamente ao trabalho de concretização do projeto do Parque Tecnológico na cidade aumenta ainda mais a possibilidade de sucesso nesta área. “A tecnologia tem um papel muito importante para a promoção da inclusão social, já que pode resolver diversos problemas, em áreas como, por exemplo, o saneamento. E Santo André está utilizando as ferramentas corretas”, frisou.

A SMCTI está reforçando também os laços institucionais ao unir várias instituições, além da Prefeitura, na difusão da ciência, reforçou Oswana. “Nós chamamos as entidades, universidades como a UFABC, a Strong-FGV (Fundação Getúlio Vargas), e a Fatec (Faculdade de Tecnologia), e instituições como a Agência de Desenvolvimento Econômico e Senai, e elas aderiram a ideia e participaram com atividades”, contou. A prefeita em exercício acrescentou que pretende usar a Semana para incentivar o diálogo entre pesquisadores e empresas para o desenvolvimento de produtos e usar a inovação para devolver a Santo André a força no cenário nacional no que diz respeito à presença de indústrias.  

 “Não demora muito para o resultado aparecer quando se trabalha com ações concretas como estas (SMCT e Parque Tecnológico), que reforçam a importância da ciência para os profissionais do futuro. É preciso criar uma mão de obra preparada para atender um mercado de trabalho que vai surgir nesta área”, disse Silva.

Nesta sexta-feira (17), às 9 h, será realizada a 13ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, integrando o calendário da 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Sabina Escola Parque do Conhecimento. A reunião terá palestra proferida pela professora Anapatrícia Morales, da Agência de Inovação da UFABC, que falará sobre inovação tecnológica e desenvolvimento regional.

PROGRAMAÇÃO – As atividades da semana continuam nesta sexta-feira, a partir das 9h, com visitas à ETA (Estação de Tratamento de Água) e Cecoi (Centro de Controle e Operacional Integrado) ambos geridos pelo Semasa, e a exibição do filme “O Auto da Compadecida” na unidade Escola Senai A. Jacob Lafer. À tarde, às 15h, na UFABC, acontece a palestra Neurociência e Comunidade. E na Sabina Escola Parque do Conhecimento, às 19h30, haverá apresentação do “Ciência é Show”, que traz experiências científicas apresentadas de forma divertida.

SERVIÇO
13ª Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – sanção da lei que cria a SMCTI
Data: Sexta-feira (17), às 9 horas
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento – rua Juquiá, alt 125, Vila Eldizia

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 17/10/2014 09:10
  • Alterado: 17/10/2014 09:10
  • Paola Zanei
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados