Mauá Educação

Mauá apresenta o prédio do Campus do IFSP

Prefeitura de Mauá apresenta prédio que abrigará campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia nesta quinta-feira (4) às 18h30

  • Data: 04/09/2014 12:09
  • Alterado: 04/09/2014 12:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá apresenta o prédio do Campus do IFSP

Crédito:

Nesta quinta-feira (4), às 18h30, a Prefeitura de Mauá promove apresentação oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O evento será realizado no imóvel reservado para acolher o campus do IFSP, localizado na Rua Almirante Barroso, 170, Vila Bocaina. Participarão da apresentação o prefeito Donisete Braga, o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, a vice-diretora do IFSP, Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira, além do coordenador adjunto do Pronatec (Campus SP), e coordenador dos cursos de tecnologia de sistemas eletrônicos, Nelson Roberto Lona.

O campus do IFSP de Mauá, o primeiro da região do Grande ABC, será implantado em 2015 e oferecerá cursos técnicos e de graduação a serem definidos por meio de audiências públicas e com base nas vocações produtivas da região. As tratativas para garantir o campus no município tiveram início com a entrega de projeto elaborado pela Prefeitura em 15 de agosto de 2013. 

Em 25 de agosto último, a Câmara votou lei que autorizou o Executivo a conceder imóvel que receberá o campus. Trata-se de prédio de 2,5 mil metros quadrados de área construída, que já acolheu a escola municipal Clarice Lispector. O prédio conta com 23 salas de aula, além de salas de direção, coordenação, de professores, laboratório e outras facilidades de suporte.

“É mais um reforço importante que passará a compor a rede de qualificação profissional do nosso município”, destaca o prefeito Donisete Braga, referindo-se à presença de instituições como ETEC e FATEC, do governo estadual, e ao Qualifica Mauá, programa que tem suporte do Pronatec, do Governo Federal, e que registra cerca de quatro mil alunos formados nos últimos 20 meses, além de outros 873 atualmente matriculados. 

Além disso, Mauá conta com a Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (UFABC). O espaço abriga turmas nos períodos vespertino e noturno, e reúne 240 alunos oriundos da escola pública que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas em novembro e abrem chances para a entrada no curso superior em várias universidades do país

Parceria – Inicialmente, o prédio abrigará cursos do Qualifica Mauá a partir da segunda quinzena de setembro. São cursos de introdução à interpretação em língua brasileira de sinais (libras-português) e auxiliar de recursos humanos. 

Além desses cursos, foram pactuados, entre a Secretaria de Trabalho e Renda, e IFSP, a oferta dos cursos de inglês básico, espanhol básico, programador web e auxiliar financeiro. Aprovados pelos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, esses cursos encontram-se em fase de homologação pelo Ministério da Educação. Se homologados, serão ofertadas mais de 200 vagas.

Sobre o IFSP – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela excelência no ensino público gratuito de qualidade. Ao longo dos 105 anos de história recebeu também os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.

Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. É organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais quatro mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Informações – Interessados em obter mais informações podem se dirigir ao Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR), na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, Vila Bocaina, próximo à Praça da Bíblia. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4514-6141.

Compartilhar:

  • Data: 04/09/2014 12:09
  • Alterado: 04/09/2014 12:09
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados