Brasil - Mundo Carnaval

Sampa: Pré-Carnaval 2015 começa neste sábado

Primeira banda sai na região de Lauzane Paulista, zona norte da cidade, dia 31 de janeiro

  • Data: 29/01/2015 09:01
  • Alterado: 16/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPTuris
Sampa: Pré-Carnaval 2015 começa neste sábado

Bloco Esfarrapados é um dos participantes do pré-Carnaval

Crédito:Mônica Silveira

Esta notícia é para todos os paulistanos que gostam de samba e já estão ansiosos para a folia de 2015. Neste sábado, 31 de janeiro, começa o pré-Carnaval de São Paulo, com apresentação do primeiro grupo, Banda Grande Família, que fará desfile em Lauzane Paulista, região norte da cidade.

A banda é uma das filiadas à Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp), entidade que, com o apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), prepara os eventos oficiais do pré-Carnaval paulistano.

Segundo a organização, os desfiles de blocos e bandas da Abasp atraem público total de mais de 60 mil pessoas. A programação gratuita inclui outras 11 bandas e blocos tradicionais associados à entidade que vão se apresentar até o dia 16 de fevereiro, agitando diferentes bairros da capital.

No outro fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, além de grupos da Abasp, a alegria vai tomar conta da região central com a “Pholia na Luz”, organizada pela Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos de São Paulo (ABBC), entidade também apoiada pela Prefeitura por meio da SPTuris.

A festa tradicional comemora este ano 25 edições ininterruptas e terá a participação de 14 agremiações entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz. O evento totalmente gratuito costuma atrair cerca de 10 mil foliões de várias idades por dia.

Todas as datas do pré-Carnaval de São Paulo já estão disponíveis no site oficial: cidadedesaopaulo.com/carnaval

ENTENDA OS BLOCOS
O pré-Carnaval paulistano acontece oficialmente desde a década de 1970 e os mais antigos blocos e bandas são filiados à Abasp ou à ABBC, entidades que recebem apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da SPTuris, além de infraestrutura.

Juntamente com os desfiles de blocos e bandas da Abasp e ABBC, a União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) também reúne blocos especiais, que este ano farão apresentações na região da Luz nos dias 15 e 16 de fevereiro.

Nos últimos anos, porém, com o surgimento espontâneo de outros blocos, independentes de entidades, a Secretaria Municipal de Cultura começou a cadastrar, no final de 2013, os novos grupos.

Mesmo mantendo-se independentes, os desfiles desses blocos, que somam mais de 300, passaram a receber apoio de infraestrutura da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de deixar o Carnaval de Rua mais organizado, minimizando transtornos e com oferta de banheiros químicos, grades, ambulâncias, fechamento de ruas e outras demandas de acordo com o tamanho de cada bloco e local de desfile. A Secretaria Municipal de Cultura está à frente desta organização, com o apoio de várias secretarias e da SPTuris.

Compartilhar:

  • Data: 29/01/2015 09:01
  • Alterado: 16/08/2023 03:08
  • Redação
  • SPTuris









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados