Orquestra Vermelha

Música

  • Sesc Avenida Paulista
  • Avenida Paulista
  • Paraíso - São Paulo/SP
  • 12 de Agosto às 18:30

Curtir curtir seja o primeiro a curtir

Orquestra Vermelha

Autor:



Entre os dias 9 e 12 de agosto, de quinta a domingo, o Sesc Avenida Paulista recebe a Orquestra Vermelha, em quatro shows gratuitos. Na apresentação, o músico Matheus Leston divide o palco com outros integrantes virtuais, que aparecem na forma de silhuetas em painéis de led. No projeto o paulista, que controla por pedais os samples e playbacks, questiona a relação do artista com os meios eletrônicos.

A ORQUESTRA

A Orquestra Vermelha é formada por um músico e uma banda de sombras. Sombras de outros músicos que não estão no palco. Quatro painéis de LED exibem as silhuetas dos integrantes da Orquestra em tamanho real, como se estivessem presentes. Os vídeos são controlados ao vivo, assim como a iluminação do espaço, pelo único integrante de fato no palco. Na contra luz, ele também se torna uma sombra. A ideia para a criação da banda surgiu a partir de outro projeto de Leston, o Ré, em que o músico gravava uma série de loops sobrepostos a partir de alguns instrumentos e construía as bases ao vivo. Com influências que passeiam da música erudita ao pós- rock, Leston traz referências do free jazz e de bandas como Massive Attack e Kraftwerk. A estrutura paradoxal, ao vivo e ao mesmo tempo playback, provoca a discussão acerca das relações entre áudio e vídeo, e questões conceituais como presença e ausência, luz e sombra, base e solo.

O ARTISTA

Matheus Leston é músico, artista e produtor musical. Em 2013 criou e produziu a Orquestra Vermelha, projeto multimídia premiado pelo Programa Rumos. Desenvolve também a apresentação Ré e produz música eletrônica sob o nome Lateral. É membro da Patife Band, de Paulo Barnabé, e trabalhou em diversas instituições de arte, como o Instituto Tomie Ohtake e Fundação Bienal de São Paulo. Participou da exposição Caos e Efeito, do projeto Ao Redor de 4'33" da 7ª Bienal do Mercosul, da 4ª Jornada de Cinema Silencioso e do Sistemas Ecos 2014 como artista e tutor. Além de trabalhar com edição de som, sonorização para publicidade e consultoria em projetos multimídia, compôs a trilha sonora da série Contos do Edgar e dos filmes Preto ou Branco!, A Redação, Obra Prima, Mais uma Noite, entre outros.

SERVIÇO

ORQUESTRA VERMELHA

Dias: de 9 a 12 de agosto

Horário: 21h30 (quinta a sábado) e 18h30 (domingo)

Local: Praça (200 lugares)

Ingressos: Grátis – não é necessário retirar ingresso

Classificação etária: 12 anos

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Comente aqui