São Paulo Teatro

Espetáculo Tatá – O Travesseiro

De 11 de abril até 21 de julho, o Teatro do Sesi-SP apresenta a premiada Artesanal Cia. de Teatro com seu mais novo trabalho para o público infantojuvenil: Tatá – O Travesseiro, repetindo a parceria de sucesso de 2013 com O Gigante Egoísta. Como em todo o repertório da Artesanal, a direção é assinada por […]

  • Data de publicação: 25/03/2019 10:03
  • Ultima alteração: 30/08/2023 11:08
  • Estabelecimento: Centro Cultural FIESP- Ruth Cardoso
  • Endereço: Av. Paulista   1313   SP
  • CEP: 01311-923
Espetáculo Tatá – O Travesseiro

Tatá - O Travesseiro

Crédito:João Julio Mello

De 11 de abril até 21 de julho, o Teatro do Sesi-SP apresenta a premiada Artesanal Cia. de Teatro com seu mais novo trabalho para o público infantojuvenil: Tatá – O Travesseiro, repetindo a parceria de sucesso de 2013 com O Gigante Egoísta. Como em todo o repertório da Artesanal, a direção é assinada por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves. O texto e dramaturgia são de Andrea Batitucci, Gustavo Bicalho e Patrícia Von Studnitz. Os ingressos são gratuitos.

A estreia nacional do espetáculo marca a imersão da equipe dentro da linguagem do teatro de animação, usando apenas bonecos, máscara e teatro de sombras – uma novidade na trajetória do grupo, que normalmente dedica-se em uma pesquisa de convergência de linguagens. O texto é quase que totalmente narrado em off, com pouquíssimos diálogos. “Logicamente, estas são escolhas estéticas, que guiaram todo o pensamento e construção artística da peça. Também buscamos a simplicidade, reduzindo ao mínimo necessário os elementos de cena. Dessa forma, conseguimos colocar uma lente de aumento nas relações entre pais e filho, sem usar de efeitos que visam muito mais ludibriar a audiência do que jogar uma luz sobre a urdidura dramática da trama”, explica o diretor Henrique Gonçalves.

O cenário principal é a cama do menino Lipe, onde a maioria das aventuras acontece. A história é narrada através do jogo entre bonecos de manipulação direta, bonecos híbridos ou siameses – técnica em que parte do boneco é “vestida” pelo ator/manipulador –, máscaras, objetos e teatro de sombras. A iluminação, associada à uma trilha sonora meticulosamente escolhida, complementam a encenação, fazendo de Tatá – O Travesseiro, uma proposta cênica lúdica e contemporânea, ideal para crianças a partir dos três anos de idade.

A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos. Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos – um vilão clássico, que não consegue sonhar e rouba o travesseiro das crianças por acreditar que é neles que os sonhos residem. Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, os quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver. “Apesar do universo lúdico no qual a história é inserida, o texto lida com questões muito profundas, que, certamente, irão despertar no público uma identificação com o personagem principal”, diz o diretor e um dos autores do texto Gustavo Bicalho. No palco, os atores Lívia Guedes, Marcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatá Oliveira dão vida aos bonecos criados e confeccionados por Bruno Dante.

Serviço:

Tatá – O Travesseiro

Local: Teatro do Sesi-SP (Centro Cultural Fiesp)

Endereço: av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô

Período: de 11 de abril até 21 de julho de 2019

Horários: sábados e domingos, às 14h; quintas e sextas (exclusivo para escolas), às 11h

Capacidade: 456 lugares

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: livre (recomendado a partir de 3 anos)

Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br

Grátis. Reservas antecipadas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br a partir das 8h do dia 8/4. Cota para público espontâneo e remanescentes distribuída 15 minutos antes na bilheteria do teatro, no dia da apresentação.

Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br

Compartilhar:

Datas:




  • Data: 25/03/2019 10:03
  • Alterado: 30/08/2023 11:08







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados