12º Bunka Matsuri -Festa da Cultura Japonesa

Cultura

  • Bunkyo – Sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa
  • Rua São Joaquim
  • Liberdade - São Paulo/SP
  • 20 de Maio às 9:00

Curtir curtir seja o primeiro a curtir

12º Bunka Matsuri -Festa da Cultura Japonesa

Autor:



Nos dias 12, 13, 19 e 20 de maio, São Paulo receberá o já tradicional Bunka Matsuri – a Festa da Cultura Japonesa, que chega à sua 12ª edição. O Bunka Matsuri oferece diversas atividades entre exposições, oficinas, palestras, shows e workshops relacionados à dança, música, artes plásticas, gastronomia e outros aspectos da cultura japonesa, que serão realizadas no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, e no Edifício Bunkyo – Sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa –, na Liberdade. A entrada é gratuita.

O Festival espera receber de 15 a 20 mil visitantes, com atrações para toda a família. Neste ano, o evento celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e faz parte do calendário oficial de comemorações deste marco. "Nossa missão é disseminar o que foi plantado por nossos ancestrais e abrir a comunidade Nikkei para os brasileiros para contribuir ainda mais para com o nosso Brasil" afirma Shodi Nomura, presidente da comissão organizadora do 12º Bunka Matsuri. O tema desta edição apresenta ao público e evidencia os valores japoneses vivenciados a cada estação do ano. "A sociedade japonesa é norteada por alguns valores como harmonia, impermanência, coletividade, hierarquia e respeito aos mais velhos", ressalta Nomura.

Dentre as atrações, o Bunka Matsuri oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar a gastronomia, que contarão, inclusive, com pratos de grandes chefes de cozinha nipônica a preços acessíveis. Dentre os pratos estão: Tirashizushi elaborado pela chef Telma Shiraishi (Aizomê), Shiratama Anmitsu do chef Cesar Yukio (Cesar Yukio Pâtissier), Katsu Sando dos chefes Sergio Ouba e Toshi Akuta (Izakaya Matsu), uma releitura do lendário karê do Kinoshita San pelo chef Satoshi Kaneko (Kinoshita) e o Shoyu Ramen do chef Cássio Ikegami (Jojo Ramen).

Além disso, o público também poderá apreciar shows e apresentações de Karatê, Kendo e Aikido, oficinas e workshops de Oshibana, Shogi, Manga, Origami e exposições de Ikebana, Art Craft (cerâmica), Shodô e a tradicional Cerimônia do Chá, no novo Espaço Cultural Bunkyo.

Outro tema que também será abordado no Bunka Matsuri é a metodologia de ensino japonês, com a presença da diretora do Colégio Oshiman, Mayumi Kawamura, no dia 19. A palestra abordará as particularidades do ensino japonês, que vão além da grade curricular tradicional como língua japonesa, aritmética, estudos sociais e ciências. Os alunos japoneses aprendem, desde cedo, a importância do respeito pelo próximo, da generosidade, da empatia e da compaixão. "Acreditamos fortemente que o caráter das crianças deve ser desenvolvido ao longo dos primeiros anos na escola", afirma Shodi Nomura.

No Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera, será realizado o 'aquecimento' para o Festival. Além de apresentações de Taikô, iki-iki Taissô, música e artes marciais, por exemplo, o público poderá aprender mais sobre a criação de carpas coloridas, sobre o cultivo de temperos em vasos ou a fazer uma horta em apartamentos, com as Palestras Verdes. Um workshop especial em celebração ao dia das mães e ao mês das noivas acontece no dia 13, sobre o Shiromuku – o traje típico utilizado pelas noivas japonesas.

Serviço: 12º Bunka Matsuri – Festa da Cultura Japonesa

Pavilhão Japonês – Ibirapuera - Oficinas, workshops e apresentações

Dias 12 e 13 de maio. Sábado, das 10h às 17h. Domingo, das 10h às 18h.

Local: Parque Ibirapuera — portão 10 - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº — São Paulo — SP

* próximo ao Museu Afro e ao Planetário

Ingressos à venda no local:

Crianças de 5 a 12 anos, estudantes e idosos de 60 a 65 anos: R$ 5,00

Adolescentes (a partir de 13 anos) e adultos até 59 anos: R$ 10,00

Crianças até 4 anos e idosos com mais de 66 anos (mediante apresentação de documento): Entrada gratuita.

Sede do Bunkyo (bairro Liberdade) – Gastronomia, shows de música e dança, palestras, oficinas, workshops e exposições

Dias 19 e 20 de maio - Sábado, das 10h às 19h /Domingo, das 9h às 17h.

Local: Rua São Joaquim, 381 — São Paulo — SP (próximo ao Metrô São Joaquim)

Fone: (11) 3208-1755

Site: www.bunkyo.org.br

Entrada Franca

Comente aqui