Espetáculo Rilke

Teatro

  • Biblioteca Mário de Andrade
  • Rua da Consolação
  • Consolação - São Paulo/SP
  • 10 de Dezembro às 19:00

  • Recomendação Etária
  • Preço Gratuito
  • Ingressos: As senhas começarão a ser distribuídas com 1 hora de antecedência
Curtir curtir seja o primeiro a curtir

Espetáculo Rilke

Autor:



RILKE, solo teatral com Ivo Müller e direção de Arieta Corrêa, baseado na obra de um dos maiores escritores do século XX, é a última peça apresentada no Ciclo de Teatro 2018 da Biblioteca Mário de Andrade, nos dias 3, 8 e 10 de dezembro.

Rilke, que reformula e amplia a pesquisa de mais de dez anos do ator Ivo Müller em torno do poeta, foi especialmente concebida para o auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

Em um mundo dominado por ruídos, um homem busca o silêncio, essencial para conversar com deuses e anjos. A peça aborda o universo do escritor que tenta produzir alguma obra artística, mas há cerca de um ano só consegue escrever cartas.

Apesar de ter escrito poemas importantes como as Elegias de Duíno e os Sonetos a Orfeu, foi através da publicação de sua obra epistolar que Rainer Maria Rilke se tornou popular pelo mundo. Cartas a um Jovem Poeta, por exemplo, foram reeditadas diversas vezes no Brasil e é livro de cabeceira de muitos jovens e adultos. O professor de literatura alemã Ulrich Baer, que reuniu trechos de cartas do poeta num livro que no Brasil ganhou o título de Cartas do Poeta sobre a Vida, relata que Rilke é um dos maiores autores de literatura epistolar que se tem notícia, tendo redigido mais de 11 mil missivas.

Sob a curadoria de Alvaro Machado, a peça, concebida especialmente para o Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, fecha o ciclo Teatro na Mário 2018, com direção de Arieta Corrêa e atuação de Ivo Müller.

RAINER MARIA RILKE (4 de dezembro de 1875 – 29 de dezembro de 1926) é um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX. Sua obra é traduzida e admirada em todo o mundo. No Brasil foi traduzido por grandes nomes de nossa poesia como Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Augusto de Campos.

Nascido René, em Praga, 1875, passou a assinar Rainer por sugestão da intelectual russa, Lou Andreas-Salomé, amiga e colaboradora de Freud e Nietzsche. Foi também secretário responsável pela correspondência do escultor Auguste Rodin, sobre quem escreveu um livro. Rilke é referência para artistas e pensadores contemporâneos em diversas áreas: é citado em alguns filmes de Woody Allen, inspirou o filme Asas do Desejo, de Wim Wenders, é o poeta favorito do escultor Anish Kappor e influenciou os escritores J. D. Salinger e W.H. Auden. A atriz Marlene Dietrich e o filósofo Martin Heidegger recitavam de cor alguns de seus poemas. Morreu em 1926, na Suíça.

ARIETA CORRÊA- Atriz, diretora e produtora. Fez parte do elenco da Companhia de Ópera Seca, de Gerald Thomas e integrou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho, onde permaneceu por 8 anos. Foi indicada e premiada pelo Shell, Questão de Crítica, QUEM, entre outros.

Dirigiu Macbeth, de William Shakespeare, Cartas ao jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke e criou seu espetáculo solo Florbela, baseado na obra de Florbela Espanca. Participou dos filmes Como Esquecer, VIPs, Um Homem Qualquer, Vitrola, Finding Joseph e Octávio e as Letras. Em 2012, recebeu mais um prêmio por sua atuação em A Volta ao Lar, de Harold Pinter. Na Rede Globo, fez parte dos elencos de O Rei do Gado, A Casa das Sete Mulheres, A Teia e Os Experientes. Seus mais recentes espetáculos foram Tribos, de Ulysses Cruz, e Jacqueline, de Rafael Gomes. É curadora do Yesu Luso - Teatro em Língua Portuguesa, trazendo para o Brasil, produções teatrais de Angola, Portugal, Moçambique e Cabo Verde.

IVO MÜLLER – Ator, professor, tradutor e produtor. Trabalha com o Grupo Tapa e integrou, também o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho. Em teatro e cinema, atuou em obras e destaque como no filme Tabu, de Miguel Gomes, longa-metragem português, premiado no Festival de Berlim 2012 e na peça Doze homens e uma sentença, direção de Eduardo Tolentino (prêmio APCA - Melhor Espetáculo), onde estreou ao lado de Zé Renato, em 2010.

SERVIÇO

TEATRO NA MÁRIO

“Rilke”

Dias: 03, 08 e 10 de Dezembro

Local: Biblioteca Mário de Andrade - Auditório Rubens Borba de Moraes

Endereço: Rua da Consolação, 94

Horário: 19h

Duração: 60 minutos

Recomendação: 12 anos

Lotação: 170 lugares

As senhas começarão a ser distribuídas com 1 hora de antecedência. Um ingresso por pessoa. PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Ficha Técnica:

Texto: Rainer Maria Rilke Diretora: Arieta Corrêa

 Ator: Ivo Müller

Diretora Assistente: Juliana Navarro Figurino: Domingas Person

Iluminação e sonoplastia: Daniel Becker Fotografia: Priscila Prade

Comente aqui