Saúde de Diadema realiza 1º encontro de Educação Permanente
400 funcionários participarão do treinamento para os profissionais que trabalham na recepção e na parte administrativa
- Data: 17/12/2018 17:12
- Alterado: 17/12/2018 17:12
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Crédito:Thiago Benedetti
Com objetivo de aprimorar o atendimento à população na entrada dos serviços de saúde e valorizar os funcionários da área, a Prefeitura de Diadema realizou nesta tarde, 17/12, o primeiro treinamento para os profissionais que trabalham na recepção e na parte administrativa.
Com o tema Qualificação das portas de entrada do Sistema Único de Saúde – SUS em Diadema: a recepção ao cidadão, a médica sanitarista e mestre em saúde pública Maria do Carmo Cabral Carpinteiro conduziu o seminário. Durante o evento, apresentou a trajetória de como iniciou o SUS até os dias de hoje e comentou: “Vocês são a porta de entrada do atendimento. O trabalho de cada um é extremamente importante. Hoje, vamos refletir sobre como é trabalhar na recepção de um serviço público de saúde, analisar os pontos que já temos conhecimento e o que podemos aprimorar”.
Aproximadamente 400 funcionários participarão do treinamento, que será realizado em três etapas com o método de Educação Permanente. A primeira etapa contempla o encontro geral com todos profissionais para refletir, sobre as principais questões que envolvem o dia-a-dia do atendimento.
A segunda etapa será realizada de janeiro a abril de 2019, reunindo as Unidades Básicas de Saúde mais próximas por região, compartilhando experiências. E a última etapa será com os apoiadores e gerentes das UBS a partir do cotidiano do atendimento. “Pelo fato do atendimento público de forma geral ser pouco valorizado, nesse momento houve uma preocupação com as recepções incluindo a recepção nos processos de educação na saúde. Mais do que isso, ouvir das pessoas os problemas que elas enfrentam para que possamos melhorar o serviço público e automaticamente haverá reflexo sobre o modo de trabalho”, comentou o secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori.
O processo em curso pressupõe trabalhar as questões que os próprios funcionários lidam nos atendimentos. “Eu já vivi momentos de tensão na recepção da UBS. O paciente chegou muito alterado e o segurança precisou acompanhar. O nosso serviço é complexo. Este treinamento é muito importante. Atender com respeito e acolher a população faz parte do nosso trabalho”, comentou a funcionária da UBS Serraria, Shirley Gomes Silva.
A Educação Permanente na Saúde se dá a partir da escuta da realidade vivida pelos profissionais com os usuários do sistema. Após, ocorre uma reflexão e um estudo para melhorar o procedimento.
Amanhã, 18/12, mais 200 funcionários participarão do treinamento.