Data: 15/01/2019 18:09 / Autor: Beatriz Lucas / Fonte: PMD

Professora de Diadema venceu mais uma etapa do Prêmio Professores do Brasil

No final de 2018, a Educação de Diadema ateve mais uma importante conquista. A professora Lucimar Izabel Faria, da EMEB Albino Freitas, foi vencedora da etapa regional na categoria Creche


EMEB Albino Freitas foi vencedora da etapa regional na categoria Creche
EMEB Albino Freitas foi vencedora da etapa regional na categoria Creche

Crédito: Adriana Horvath

Ela representou a região sudeste, com a prática “Estética Musical na Primeira Infância”, do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação. A premiação, que está em sua 11ª edição, tem o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

“Entre as práticas da região sudeste, Diadema foi a cidade que se destacou na categoria Creche. Isso mostra que temos professores que acreditam na educação de qualidade e dão o melhor para a formação dos alunos”, disse o secretário de Educação, Cacá Vianna.

A professora Lucimar Izabel Faria conta como foi desenvolvida a prática: “Foram sistematizadas vivências musicais com estratégias variadas aplicadas de maneira lúdica, com um repertório cuidadosamente selecionado, amplo e variado. O objetivo é sensibilizar os alunos musicalmente e aguçar a percepção estética musical. A exposição a este ambiente fez com que, gradativamente, os alunos se tornassem ouvintes mais sofisticados, mais perceptivos, mais sensíveis à música e desenvolvendo a capacidade de realizar suas próprias escolhas”.

Há 22 anos na rede, a professora afirma que ouvir, cantar e brincar com música é uma prática contínua dentro da sua sala de aula. “Para o desenvolvimento deste trabalho, organizei um cronograma de aulas com duração de dois meses. Foi preciso debruçar-me num planejamento que ofertasse um repertório amplo, com manifestações culturais locais e universais, oportunizando uma vivência musical qualitativa. As crianças, durante o trabalho desenvolvido, ampliaram o gosto pela música e identificaram suas preferências musicais”, destacou a professora.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras e tem como finalidade reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Além disso, o projeto pretende dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino, valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações e oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais

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