Data: 17/05/2019 13:13 / Autor: Beatriz Lucas / Fonte: PMD

Parceria entre Diadema e Metodista ganha Prêmio ODS da ONU

O Prêmio ODS Pacto Global tem o objetivo de sensibilizar cada vez mais empresas, profissionais e a academia na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU


Escola João Ramalho
Escola João Ramalho

Crédito: Adriana Horvath

Dos 800 projetos inscritos, a Universidade Metodista de São Paulo foi vencedora do Prêmio ODS Pacto Global na categoria Academia, no Eixo Planeta, com o projeto “Horta Comunitária: Novos Caminhos e Saberes” desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Diadema. A premiação aconteceu nesta semana na Casa Natura, em São Paulo, e reuniu cerca de 300 convidados.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania juntamente com as Secretarias de Saúde, Educação e Planejamento e Gestão Pública. A parceria com a Metodista foi firmada esse ano e tem como principais objetivos promover o desenvolvimento socioambiental e econômico; envolver os alunos da Universidade Metodista de São Paulo para o desenvolvimento de metodologias e práticas que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Município de Diadema; oferecer oficinas de capacitação para os funcionários das Secretarias de Educação, Saúde e Planejamento; oferecer cursos de compostagem para a comunidade local e oficinas que promovam o desenvolvimento da economia solidária no município de Diadema, entre outros.

“Cada vez mais a sociedade se engaja em questões socioambientais. Os alunos da Metodista vêm trabalhando as novidades e metodologias da academia no desenvolvimento das nossas hortas comunitárias. Esse prêmio mostra que a parceria está gerando grandes resultados”, ressaltou a secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Tassiane Boreli Pinato, Márcia Sartori e Valéria Calipo e é desenvolvido por alunos e professores de diversos cursos, entre eles estão Educação, Engenharia Civil e Ambiental.

“Sem a Prefeitura de Diadema não seria possível a realização desse projeto e nem o alcance ao prêmio. Diadema tem papel fundamental por permitir que a universidade desenvolva projetos que buscam estimular a educação ambiental tirando o aluno da sala de aula, aplicando os conhecimentos aprendidos e motivando a transformação social. Esse prêmio, concedido pela ONU, nos faz refletir o quanto as prefeituras têm um papel fundamental de estimular políticas públicas que favoreçam ações como essa”, afirmou Tassiane Pinato.

O Prêmio ODS Pacto Global tem o objetivo de sensibilizar cada vez mais empresas, profissionais e a academia na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As inscrições das Empresas e Academia aconteceram em um dos cinco Ps do Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias. Os critérios para a escolha dos vencedores foi criado e auditado pela PwC - uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para todo tipo de empresas e no mundo inteiro.

Escola João Ramalho
Escola João Ramalho

Crédito: Adriana Horvath

Comente aqui