Data: 20/04/2017 17:47 - Alterado em: 07/10/2017 11:59 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Fundo Social forma novos profissionais na área da Beleza

Moradores se profissionalizam em cursos como assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas e maquiagem com o trabalho do FSS de Diadema


Entrega Certificados Maquiagem
Entrega Certificados Maquiagem

Crédito: Thiago Benedetti

Na primeira semana de outubro, mais de 40 moradores de Diadema receberam o certificado de conclusão de cursos profissionalizantes na área da Beleza, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema. Para eles, esta é a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou mudar de área de maneira rápida e com qualificação.

As cerimônias de entrega dos certificados foram realizadas entre terça e sexta-feira. No dia 3, foi a vez dos alunos de assistente de cabeleireiro. Alguns dos alunos, que estão desempregados, pensam em abrir um negócio para começar a lucrar. “Eu tenho um espaço na minha casa e queremos abrir um salão. Desde o início do curso somos muito unidos. Poder trabalhar ao lado dessa turma será muito bom para colocarmos em prática tudo o que aprendemos”, conta a recém-formada, Ivonete da Silva.

A mudança na carreira profissional também é realidade para as alunas do curso de depilação. Karina da Silva Zambinati cursa Administração e encontrou na área da Beleza uma nova oportunidade. “Trabalhava como assistente administrativo e fazia faculdade de Administração. Era cansativo e eu precisava de uma mudança. Sempre gostei de Beleza e, no curso, tive um conhecimento amplo, visando o futuro. Já comecei a atender e sei que vai dar certo. A intenção não é mudar de área, mas agregar as duas coisas, pois posso ter meu próprio negócio”, disse a depiladora, que atende em residência e divulga seu trabalho nas redes sociais.

Para o Curso de Depilação e Designer de Sobrancelha, o Fundo disponibilizou duas turmas, uma no período da tarde e outro à noite. As formaturas foram nos dias 4 e 5, respectivamente.

Na tarde desta sexta-feira, 6/10, foi a cerimônia de entrega de certificado do curso de Maquiagem, em que 11 alunas aprenderam os macetes e as técnicas necessárias para realizar uma produção profissional tanto para eventos simples, como casamentos e formaturas. “Acho importante as oportunidades que a Prefeitura disponibiliza porque eu sou técnica de enfermagem e não conseguia ingressar no mercado de trabalho. Com 80 horas que fiz do Curso de Maquiagem já consegui gerar uma renda. É uma alternativa para as pessoas que não tem qualificação e estão paradas no momento”, conta a nova maquiadora Raquel Soares da Silva.

Durante a confraternização de final de curso com amigos e familiares dos novos profissionais, os alunos aproveitam para trocar experiência e contar suas histórias e expectativas. “É importante que eles não percam o contato um com os outros, porque esse companheirismo pode ajudar no momento de indicação de vaga, de compra de produtos em atacado ou mesmo iniciar um negócio próprio”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha.

Para ela, o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social proporciona mudanças reais na vida das pessoas. “Procuramos oferecer capacitação para que elas possam buscar a renda delas. O curso é voltado para moradores e não exige escolaridade. No entanto, os professores são capacitados, oferecemos material teórico e prático e o aluno precisa atingir o grau de exigência do curso”, pontuou a presidente. Ela ainda ressaltou a importância do aperfeiçoamento constante da profissional em outras instituições como a Fundação Florestan Fernandes (FFF), que também oferece capacitação profissional gratuita.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Desde 2014, o Fundo Social de Solidariedade já formou mais de 2.000 alunos em capacitações nas áreas de Artesanato, Beleza, Construção Civil e Culinária. O FSS ainda realiza ações e projetos como o Diademais Saúde, que oferece terapias complementares gratuitas. Para manter as ações, o Fundo realiza jantares e bazares beneficentes para arrecadar verbas para os cursos e projetos sociais.

SERVIÇO:
Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema
Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce
Tel.: 4057 7788.

Comente aqui