Data: 14/12/2018 11:49 / Autor: Iara S. Luz / Fonte: PMD

Fundação Florestan Fernandes ganha sala automotiva

Nesta quinta-feira a FFF inaugurou a “Garagem Fundação”, local especialmente preparado para funcionamento dos cursos Mecânica Básica de Automóveis e de Motos


Crédito: Thiago Benedetti

O prefeito Lauro Michels, presente na inauguração, disse que o principal objetivo dos cursos profissionalizantes oferecidos pela escola profissionalizante é agregar conteúdo aos currículos de quem faz as capacitações e abrir novas portas de trabalho. “Hoje, no mercado, está faltando mão de obra especializada. Na Fundação Florestan Fernandes, os moradores de Diadema têm a oportunidade de aproveitar cursos gratuitos e de qualidade”, comentou o prefeito. O espaço fica dentro da Unidade 2, da escola profissionalizante, localizado na Rua Santo Inácio, 90, no centro de Diadema.

A construção da “Garagem Fundação” trará mais comodidade aos 40 alunos que frequentam as formações da área de mecânica e permitiu o retorno do curso de Polimento Automotivo, que será dirigido a 40 novos estudantes. As aulas começam no primeiro semestre de 2019.

 “Agora temos um espaço, tecnicamente construído, para receber os alunos da área de mecânica de carros e de motos. É na Garagem que vão acontecer as aulas práticas que as capacitações exigem e isso dará mais qualidade ao ensino, porque os alunos vão colocar em prática o que aprenderam na sala de aula”, ressalta a diretora presidente da escola, Margareti Sanches.

NOVOS EQUIPAMENTOS
Além da construção do espaço foi necessária a compra de novos equipamentos para que os estudantes possam exercitar várias técnicas que exigem as capacitações. Foram comprados, entre outras coisas, carrinho de ferramenta com 106 peças, torquímetro e guincho hidráulico para levantar motores.

Os alunos, com a orientação do professor Alexandre Wagner Aguiar, construíram um equipamento que faz a limpeza de bicos. “Eu elaborei o projeto e eles montaram o aparelho”, esclarece Alexandre. O professor explica que a garagem vai facilitar na parte prática do aprendizado e que o manejo dos novos equipamentos deixará os estudantes mais preparados para entrar no mercado. Cleiton da Silva que frequenta o curso Mecânica de Motos diz que o novo espaço trará mais estrutura para a formação. “Com as novas tecnologias, é sempre bom termos contato com equipamentos de ponta o que nos dá condições de sairmos atualizados na área”.

Na Unidade 2 da Fundação Florestan Fernandes são ministrados os cursos das áreas de Gastronomia, Mecânica de Autos e Motos, Jardinagem, Decoração de Festas e Eventos e Eletricista Predial e Residencial. Cerca de 160 alunos frequentam as formações, que têm duração entre três e seis meses, e são oferecidas gratuitamente à população de Diadema. 

Ainda, em 2018, a Unidade 2 passou por reformas e uma Cozinha Escola foi implantada para que os alunos de Gastronomia pudessem fazer preparos e experimentos em Confeitaria. Para fazer as melhorias no prédio e construir a cozinha, foram aplicados recursos da ordem de RS 245 mil. Isso possibilitou a criação de mais dois novos cursos: Iniciação à Cozinha Japonesa (Sushiman) e Auxiliar de Chef de Cozinha. No total a Fundação Florestan Fernandes realiza mais de 23 formações, visando à qualificação profissional e melhorar a mão de obra local. Todas as capacitações são gratuitas

Comente aqui