Data: 12/01/2019 10:47 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Fiscalização ambiental de Diadema autua proprietário de área desmatada irregularmente

As denúncias de violações ambientais podem ser feitas diretamente na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 4059-7611 ou 4059-7612. A ligação é confidencial


Crédito: Thiago Benedetti

Na tarde desta sexta-feira (11/01), a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema flagrou desmatamento irregular em um terreno da Rua Milton Patrício de Oliveira, no bairro Santa Maria – Serraria. No local, duas pessoas – entre elas o proprietário do terreno - realizavam o corte não autorizado com motosserra de cinco eucaliptos, um tapiá e uma amoreira, sendo as duas últimas árvores nativas da Mata Atlântica. Além disso, o uso de motosserra também exige autorização para manejo do equipamento.

A equipe de fiscalização acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema. Também compareceu ao local, a equipe técnica da Delegacia de Investigação de Crimes do Meio Ambiente. Os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Investigação de Crimes do Meio Ambiente de Diadema. Além das sanções administrativas como apreensão do motosserra, pela Polícia Ambiental, foi aplicada multa de 1 mil UFDs (Unidade Fiscal de Diadema) por cada árvore nativa e 300 por cada eucalipto, totalizando 3.500 UFDs, e todas as atividades do local foram embargadas.

O proprietário do imóvel vai responder por desmatamento irregular, de acordo com a lei 9.605/98 e infração ambiental, de acordo com a lei municipal 2.597, de 2007.

Comente aqui