Diadema Meio Ambiente

Diadema utiliza pneus para transformar visual dos bairros

Ação faz parte do Programa Mãos à Obra, que está na região central da cidade

  • Data: 06/03/2019 17:03
  • Alterado: 06/03/2019 17:03
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema utiliza pneus para transformar visual dos bairros

Crédito:Adriana Horvath

Utilizar pneus velhos na revitalização de espaços, antes considerados como pontos de descarte irregular de entulho, é uma iniciativa criativa da Prefeitura de Diadema e que está transformando os bairros da cidade. Essa é a realidade da esquina entre a Avenida Ulisses Guimarães e a Rua D. Antonieta Mercedes Campagna, no bairro Conceição, um dos três espaços revitalizados em janeiro deste ano. Os demais foram encontros da Avenida Ulisses Guimarães com Rua Bilac e da Rua Leopoldo com Rua D. Duarte Costa, em bairros que receberam ou terão melhorias do Programa Mãos à Obra.

Neles, o entulho foi retirado, a calçada e o muro pintados e mudas de árvores nativas foram plantadas em canteiros feitos com pneus coloridos. A ação começou em maio de 2017 e já revitalizou 35 pontos. Neste ano, passou a fazer parte do Programa Mãos à Obra, responsável por realizar manutenção e melhorias nos bairros da cidade.

Até o momento, foram utilizados aproximadamente mil pneus. A ação diminui os pontos de descarte irregular e estimula a população a cuidar espontaneamente do novo espaço.

 “Desenvolvemos todo um trabalho de paisagismo para que o espaço ganhe uma nova função. Os locais recuperados oferecem um visual mais limpo e agradável, o que sugere novos comportamentos da população, uma nova relação com o espaço onde moram”, explicou o diretor do Departamento de Limpeza Urbana do município, Celso Araújo.

DESCARTE DE ENTULHO
Em Diadema, são produzidas aproximadamente 300 toneladas de resíduos domiciliares e cerca de 150 toneladas de resíduos de construção civil por dia. Para o lixo domiciliar e hospitalar, o município possui a coleta porta a porta. Já para a destinação correta de resíduos de construção civil, a Prefeitura orienta a contratação de caçambas cadastradas no município. Volumes menores de 1m3 de entulho e inservíveis como móveis e utensílios velhos podem ser levados a um dos 10 ecopontos da cidade.

MÃOS À OBRA
O Programa Mãos à Obra iniciou seu calendário anual em 04 de fevereiro, na região central. O próximo bairro a receber o programa será Conceição, a partir de 11 de março. As equipes executam serviços de revitalização de praças e parques, roçada, capinação, poda e plantio de árvores, remoção de entulhos, limpeza de bocas de lobo, pintura de trânsito, troca de lâmpadas e pequenas reformas.

Até o final do ano, serão beneficiadas as regiões Serraria, Inamar, Eldorado, Casa Grande, Nogueira, Piraporinha, Canhema, Taboão e Campanário.

Compartilhar:

  • Data: 06/03/2019 05:03
  • Alterado: 06/03/2019 05:03
  • Renata Nascimento
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados