Diadema Artes Plástica

Diadema recebe Mostra Nacional de Arte Naif

O MAP Diadema – Museu de Arte Popular recebe a Mostra Nacional de Arte Naif 2019, que ficará aberta ao público de 5 a 30 de abril.

  • Data: 04/04/2019 09:04
  • Alterado: 04/04/2019 09:04
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Diadema recebe Mostra Nacional de Arte Naif

Crédito:divulgação/PMD

O evento reúne 90 obras de artistas nacionais, vindas de 17 diferentes estados, e também da artista espanhola Cristina Fonolossa, que vive em Barcelona e é uma referência em Arte Naif no seu país.

A abertura da exposição acontece nesta sexta-feira (5/3), às 19h, e contará com participações especiais da pintora Elza Faria e do grupo percussivo Baque Fulô Braba. Elza, que também terá trabalhos expostos na mostra, fará performance  envolvendo pintura e poesias e as fulôres com seu ideário de fortalecimento do feminino vão executar ritmos populares como coco, maracatu e caboclinho.

Com o tema “Linha Tênue entre Arte Naif e Arte Popular”, a exposição tem a proposta de provocar no público a reflexão sobre as diferentes visões da que arte Naif tem no Brasil. “Ora ela é colocada como uma arte popular e  outra não. Essas visões provocam o diálogo e foi sob essa perspectiva que a mostra tomou corpo e sua realização foi concretizada”, afirma o curador do evento, o artista visual Enzo Ferrara. Outro objetivo da mostra é valorizar e divulgar os trabalhos dos artistas. 

Ferrara atua há 25 anos na área das artes plásticas e assim como alguns dos artistas expositores em Diadema já foi premiado, por duas vezes, na Bienal Naifs do Brasil promovida pela Rede Sesc.  Suas obras fazem parte de acervos de museus de várias cidades brasileira e do MAP Diadema.  Outros pintores que têm seus quadros no acervo do museu popular de Diadema e que também vão participar da exposição são os irmãos Waldecy de Deus ,Waldomiro de Deus; Conceição Silva, Efigênia Rosária Silva e João Cândido Silva. Compõe ainda esse time a artista diademense Thaís Gomez.

Das 90 obras que ficarão expostas durante todo o mês de abril no MAP Diadema, 55 delas foram produzidas por diferentes artistas. As cenas retratadas nas pinturas abordam aspectos tradicionais brasileiros, como eventos populares – festas religiosas, Forró, Congadas e Capoeira – passando pelos temas sociais, diversidade de famílias, chegando a temas atuais com a recente tragédia em Brumadinho.

Oficina  – Paralelo a Mostra Nacional de Arte Naif 2019 no MAP Diadema, aos sábados, nos dias 6, 13 e 27 de abril, das 14h às 17h, será realizada a Oficina Livre de Arte. As aulas ministradas pelo curador da mostra  vão ensinar sobre técnica de limpeza e restauração de pintura, introdução nas bases do desenho e pintura em aquarela. A formação é gratuita e as inscrições devem ser feitas diretamente no MAP Diadema.

O MAP Diadema é o primeiro museu arte popular da Região do ABC e tem no seu acervo mais de 800 obras, pinturas, gravuras e tridimensionais, de artistas brasileiros.  Entre elas, destacam-se trabalhos de Cícero Lourenço, João Cândido da Silva, Jerônimo Soares, Lourdes de Deus, Waldomiro de Deus e  Zezinha do Vale do Jequitinhonha.

Serviço:

MAP Diadema –  Exposição Mostra Nacional de Arte Naif 2019. Endereço – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4071-4243. Visitação –  de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 14h. Entrada franca.

Compartilhar:
1
Crédito:divulgação/PMD
1
Crédito:divulgação/PMD
1
Crédito:divulgação/PMD










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados