Data: 19/03/2014 13:41 / Autor: Ana Maria Machado / Fonte: PMD

Diadema participa do 5º Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

Festival Árabe traz leitura de contos e apresentação de danças em evento promovido pela Bibliaspa com apoio da UNESCO, celebrando a imigração árabe no Brasil


Como uma das cidades participantes do 5º Festival Sul-Americano de Cultura Árabe (SACA), Diadema terá este ano programação em duas bibliotecas: Paineiras e Inamar.  Esta é a segunda vez que o município integra o Festival Árabe.

Na sexta-feira 21/3, às 10h e 15h, o Festival programou para a cidade a apresentação de um grupo de contadores de histórias. Os integrantes farão leituras de poemas e contos de autores da Península Arábica e da África do Norte dentro da Biblioteca Paineiras, para alunos das escolas da região.

Já na biblioteca do Centro Cultural Inamar, a leitura ocorrerá na quinta-feira 27/3, às 19h. Nesse espaço, também haverá apresentações de grupos de dança do ventre e cigana, compostos por alunos do centro cultural, sendo assim uma contribuição de Diadema para o Festival.

V Festival Sul-Americano de Cultura Árabe - O evento é promovido pela Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes (Bibliaspa), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

É realizado desde 2010, sempre entre os dias 18 e 31 de março, para comemorar a imigração árabe no Brasil, celebrada em 25 de março.

A edição deste ano terá mais de 150 atrações gratuitas, entre apresentações musicais, de filmes, oficina de caligrafia árabe, narração de histórias e exposições, em 17 cidades brasileiras e no exterior. Bibliotecas de São Paulo também serão palco de palestras e exibições de filmes e demais eventos.

Na América do Sul e no Brasil, há aproximadamente 16 milhões de imigrantes e descendentes de árabes.

Serviço:
Centro Cultural Vladimir Herzog – Biblioteca Paineiras
Rua Eduardo de Matos, 159 – Jd. Campanário
Tel. 4091-2299

Centro Cultural Inamar – Biblioteca
Avenida Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322 – Jd. Inamar
Tel.4043-5476

Comente aqui