Diadema Sociedade

Diadema firma parceria com Projeto Rondon

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social

  • Data: 17/07/2018 09:07
  • Alterado: 17/07/2018 09:07
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD
Diadema firma parceria com Projeto Rondon

Crédito:Thiago Benedetti

Na manhã desta segunda-feira, 16/07, foi realizada uma reunião, no Paço Municipal, que contou com a presença de secretários e representantes de todas as secretarias, com o objetivo de apresentar o Projeto Rondon e discutir demandas da cidade. A parceria é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e tem por finalidade elencar ações para serem implantadas no município.

“A grande vantagem dessa parceria é que vamos integrar o poder público com a população. O Projeto Rondon vai levantar o diagnóstico tanto da necessidade dos munícipes quanto da Prefeitura, enquanto gestora, e elaborar projetos para serem desenvolvidos na cidade”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

O Projeto Rondon conta também com a participação de alunos do ensino universitário, que no período de férias, trabalham voluntariamente para adquirir conhecimento e vivências, sempre com o propósito de ajudar o próximo. Em Diadema, especificamente, são 11 voluntários, sendo quatro professores e sete alunos, que até quinta-feira, 19/07, vão visitar equipamentos públicos da cidade e realizar, por meio de reuniões e conversas, um diagnóstico das demandas do município.

Inicialmente serão trabalhados três eixos, sendo o primeiro planejamento estratégico e indicadores de políticas públicas, o segundo, análise da formulação de editais de chamamento público e o terceiro, conselhos municipais e câmara legislativa. Durante a visita, o grupo esteve no gabinete do prefeito de Diadema, Lauro Michels, para discutir as áreas que precisam de melhorias e conhecer um pouco mais sobre a cidade.

“A prefeitura tem diversas demandas e uma das principais necessidades seria uma distribuição de recursos mais justa. A administração, mesmo enfrentando a grave crise financeira que assola todo o país, tem o desafio de oferecer serviços de qualidade aos munícipes”, destacou o prefeito.

A parceria conta com diversas instituições de ensino, como a Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Metodista de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Santo Amaro, a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, o Centro Universitário Hermínio Ometto, a Escola de Artes Cênicas e Humanidades, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e o Instituto de Ciências Biomédicas.

“Nosso principal objetivo é o acesso à informação, prevenção e promoção à Saúde e Educação, à Cultura e às noções de cidadania para o desenvolvimento social da população do município de Diadema”, afirmou o coordenador do Projeto Rondon, Antonio Bongiovanni.

Entre as atividades desenvolvidas está a reunião com conselhos e vereadores da cidade na Câmara Municipal, que tem o propósito de entender a relação e interação dos munícipes com o Poder Legislativo e Executivo.

Além disso, alunos de Rádio e TV da Universidade Metodista de São Paulo, presentes no Projeto Rondon, realizarão um documentário e sessão de fotos para registrar as ações desenvolvidas durante o período do projeto na cidade. O relatório final com os resultados coletados será entregue nesta quinta-feira, 19/07.

Projeto Rondon

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca também, integrar universitários a realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo assim para a formação acadêmica dos estudantes.

Compartilhar:
1
Crédito:Thiago Benedetti
1
Crédito:Thiago Benedetti

  • Data: 17/07/2018 09:07
  • Alterado: 17/07/2018 09:07
  • Beatriz Lucas
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados