Diadema Acontece

Diadema completa equipes da Estratégia Saúde da Família

Prefeitura de Diadema completou as 96 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) compostas por médico generalista, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde(ACS)

  • Data: 05/07/2018 13:07
  • Alterado: 05/07/2018 13:07
  • Autor: Keila Macedo
  • Fonte: Secom Diadema
Diadema completa equipes da Estratégia Saúde da Família

Crédito:Beatriz Lucas

A Estratégia Saúde da Família é adotada na Atenção Básica com o objetivo de ampliar a resolutividade na promoção de saúde das pessoas, considerando as particularidades do território onde vivem. Equipes multiprofissionais fazem visitas regulares aos domicílios de abrangência da UBS para promover, prevenir e prestar assistência aos moradores em suas condições de saúde. Cada equipe é responsável por aproximadamente 3.500 a 4.000 pessoas por região.

“Completar as equipes de Saúde da Família sempre foi o nosso objetivo. As equipes estão à disposição dos moradores nas 20 Unidades Básicas do município”, comentou o prefeito Lauro Michels.

A porta de entrada para o sistema de saúde é a equipe da ESF, sendo que aproximadamente 70% dos casos são resolvidos e acompanhados na própria Unidade Básica de Saúde. Caso necessite de maior complexidade de atenção, são encaminhados para os serviços especializados e de urgência e emergência.

As Unidades Básicas de Saúde trabalham com o acolhimento, na qual qualquer cidadão que procure o serviço é ouvido e avaliado pela equipe de enfermagem, tendo suas necessidades encaminhadas para consulta médica, procedimento de enfermagem, entre outros serviços ofertados pela UBS.

Os Agentes Comunitários de Saúde são os responsáveis pelo cadastramento dos domicílios e cidadãos e, principalmente, pelo acompanhamento das condições de saúde daqueles em seu território. “Os ACS cumprem um papel fundamental no processo. Eles moram no território da Unidade e portanto, conhecem as famílias, suas necessidades e as vulnerabilidades do território”, comentou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.

As 63 equipes de Saúde Bucal também estão completas e são compostas por cirurgião dentista, técnico de saúde bucal e auxiliar de saúde bucal. “As ações de Saúde Bucal nas escolas municipais de Diadema têm apresentado resultados positivos, como a ausência de cárie em aproximadamente 80% das crianças com idade entre um e quatro anos”, destacou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.

A população de Diadema também pode contar com 11 Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, ginecologistas, pediatras e psiquiatras distribuídos pelas 20 UBSs.

Compartilhar:

  • Data: 05/07/2018 01:07
  • Alterado: 05/07/2018 01:07
  • Keila Macedo
  • Secom Diadema









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados