Diadema Emprego

Curso de auxiliar de cabeleireiro profissionaliza moradoras

A chance de conquistar um emprego formal na área da beleza ou trabalhar como autônoma ficou mais fácil para as alunas que concluíram o curso em Diadema

  • Data: 15/12/2016 13:12
  • Alterado: 15/12/2016 13:12
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Curso de auxiliar de cabeleireiro profissionaliza moradoras

Curso de Cabeleireiro / Centro Comunitário 15 de julho / Diadema-SP / 30.11.2016 / Foto: Thiago Benedetti/PMD

Crédito:Thiago Benedetti

O curso de Auxiliar de Cabeleireiro é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema.

A cerimônia de entrega do certificado foi realizada nesta quarta-feira (14/12), no Centro Comunitário 15 de Julho, onde as aulas foram ministradas.

Durante um mês, as aulas foram divididas em teóricas e práticas e as 10 alunas puderam aprender técnicas como lavagem dos cabelos, divisão de mechas, secagem e preparação para química ou penteado. Além disso, de acordo com a professora Neuza Meire da Silva Souza, avançar em algumas técnicas, torna o profissional mais completo. “Aqui, a aluna já faz todo o processo e aprende na prática. Assim, quando o cabeleireiro pedir um tipo de preparação específico, ela já sabe como realizar”, explica.

A capacitação possui carga de 80 horas/aula, dividida em três encontros por semana. “É com a prática que vai chegando à perfeição. Por isso, as alunas aplicam os conhecimentos nas próprias alunas e também atendem pessoas da comunidade. É muito gratificante”, afirma a professora Neuza. As apostilas e o material utilizado em sala de aula são fornecidos pelo Fundo Social.

“Estou desempregada e sempre tive vontade de fazer curso na área da beleza. Eu e minha irmã estamos comprando os produtos para montar um salão e começar a trabalhar. Com o curso, a gente tem mais instrução e mais confiança. O que eu mais gostei foi aprender a utilizar a forma correta das químicas para cabelo”, conta a formanda Tatiele Ladslau que, junto com a irmã Letícia, vai visitar a família em Minas Gerais e já tem clientes garantidas.

A maquiadora Rosineide Pereira dos Santos também vê no curso a oportunidade para se aperfeiçoar e expandir os negócios. “Eu atendo em casa. Agora vou fazer cabelo e não vou parar por aqui. Quero fazer o curso de design de sobrancelhas. Aí fica melhor tanto para a cliente, que faz num lugar só, quanto para mim”, diz.

“É gratificante você ver a transformação das pessoas, que saem mais bonitas e animadas. Quando a cliente vai a um salão, ela quer renovar e quando eu proporciono isso parece que sou eu que está se transformando também”, avalia Tatiele.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha, o objetivo principal é capacitar os moradores, em curto ou médio prazo, para atuarem no mercado de trabalho na área da beleza. “Por isso, é importante que as alunas mantenham contato, divulguem o seu trabalho e participem de eventos da área como a Feira de Beleza na cidade”, sugeriu.

Fundo Social

A Escola de Beleza é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), em 2014. Além da capacitação de auxiliar de cabeleireiro, o FSS oferece cursos gratuitos nas áreas de artesanato, construção civil, beleza, moda, panificação e bem-estar e já formou mais de 1.900 pessoas.

Serviço:
Fundo Social de Solidariedade de Diadema
Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.
Tel.: 4057 7788.

Compartilhar:

  • Data: 15/12/2016 01:12
  • Alterado: 15/12/2016 01:12
  • Renata Nascimento
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados