Data: 17/12/2015 09:54 - Alterado em: 20/04/2017 17:53 / Autor: Juliana de Lima / Fonte: PMD

CCZ de Diadema promove feira de adoção

Além de incentivar a posse responsável, CCZ de Diadema orienta e tira dúvidas sobre cuidado com animais. Sábado, dia 29 de abril, é dia de adotar um amigo de quatro patas no Shopping


No próximo dia 29 de abril, sábado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema realizará feira de adoção de cães e gatos, no Shopping Praça da Moça, das 10h às 18h. O objetivo do evento é incentivar a acolhida de animais e orientar sobre a posse responsável.

Os visitantes terão a oportunidade de adotar 20 cães e 20 gatos. Desses, 6 são filhotes de cachorro e 15 filhotes de gato. Todos os adultos são castrados e vermifugados, ou seja, receberam medicamento para prevenir vermes. Já os filhotes menores de quatro meses não são cadastros devido a pouca idade para realizar o procedimento.

A equipe do CCZ estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre vacinação e cuidados com animais. A médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Carla Cruz, destaca a importância do compromisso no momento da adoção. “Deve-se pensar bem antes de adotar e levar em consideração condições financeiras, sabendo que todos os cães e gatos precisam de vacinas de viroses, gastos com alimentação e cuidados básicos. Além disso, os animais vivem em média 15 anos. São fatores importantes e que, muitas vezes, terminam na devolução do cão ou abandono”, explica.

A adoção é totalmente gratuita e quem deseja levar um filhote para casa precisa ter mais de 18 anos, portar documento com foto e assinar o termo de responsabilidade. Os critérios para adoção de cães e gatos no município estão de acordo com os artigos 14, 15 e 16 do Decreto Municipal nº 5.084, de 11 de fevereiro de 2004.

Para aqueles que queiram adotar, mas não puderem comparecer à feira, o CCZ está aberto a visitações e doações. Desde o início do ano, foram adotados mais de 50 animais.

Serviço:
Feira de adoção de animais
29 de abril de 2017, sábado, das 10h às 18h
Shopping Praça da Moça
Rua Graciosa – Centro. Piso 1 ao lado da loja  Dr. Consulta

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Rua Ipoá, 40 - Jardim Inamar.
Telefone: 0800 7710963
Aberto de segunda à sexta-feira - das 9h às 16h.

Conheça os Dez mandamentos da Posse Responsável criado pela ONG Arca Brasil

Dez mandamentos da Posse Responsável

1º Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados

2º Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso

3º Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico

4º Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5º Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente

6º Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele

7º Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características

8º Recolha e jogue os dejetos (fezes) em local apropriado

9º Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem)

10º Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.


Comente aqui