Diadema Bem-Estar

CCZ de Diadema alerta sobre esporotricose em gatos

Uma dessas enfermidades é a esporotriose, causada por fungo, e que provoca feridas profundas em pele, cabeça, cauda e patas, muitas vezes com crostas

  • Data: 10/05/2017 10:05
  • Alterado: 16/08/2023 01:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
CCZ de Diadema alerta sobre esporotricose em gatos

Animais para adoção CCZ

Crédito:Thiago Benedett

Quem tem ou convive com gatos precisa ficar atento à saúde do animal, porque tanto o felino pode transmitir doenças entre os bichanos como passá-las à população. Uma dessas enfermidades é a esporotriose, causada por fungo, e que provoca feridas profundas em pele, cabeça, cauda e patas, muitas vezes com crostas. Outros sintomas são apresentar espirros e chiado ao respirar.

Em 2016, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema registrou 104 casos em gatos. Já nos primeiros quatro meses deste ano, foram 84 felinos doentes e um cão. Por isso, o CCZ alerta que o animal com suspeita de esporotricose deve ser levado a uma clínica. A doença é grave e o tratamento dura, no mínimo, seis meses.

O Centro de Zoonoses realiza coleta de material para exame laboratorial gratuito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O resultado é comunicado posteriormente ao proprietário do animal ou veterinário responsável.

A médica veterinária e coordenadora do CCZ de Diadema, Carla Cruz, explica que o diagnóstico pode ser feito na maioria das clínicas veterinárias. “Por isso não abandone, maltrate ou sacrifique o animal com suspeita da doença. Procure tratamento e se informe sobre os cuidados para cuidar de seu animal sem colocar em risco sua própria saúde”, ressaltou.

Transmissão

A doença ataca principalmente gatos, mas cachorros também podem ser infectados. A esporotricose é transmitida para pessoas, quando o animal arranha ou morde. Se uma pessoa mordida ou arranhada começar a apresentar caroços ou feridas na pele, lesões profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento para humanos é o mesmo para gatos, com antifúngico por seis meses.

Confira as principais medidas de prevenção:

Limpar bem o ambiente onde o animal permanece para evitar os fungos;

Manter os animais doentes em isolamento até o final do tratamento;

Limitar ao máximo o acesso à rua e, para evitar brigas, fazer a castração desde jovem;

Usar luvas sempre que for lidar com o animal doente;

Contatar o CCZ para encaminhamento de gatos mortos para que sejam enterrados em locais apropriados.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Rua Ipoá, 114 – Jardim Iamberê

Telefone: 0800 77 10 963

Compartilhar:

  • Data: 10/05/2017 10:05
  • Alterado: 16/08/2023 01:08
  • Renata Nascimento
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados