Data: 23/10/2017 15:10 / Autor: Tania Ribeiro / Fonte: PMD

Caminhada em Diadema reúne mulheres na luta contra o câncer de mama

A atividade teve o objetivo de sensibilizar as mulheres para realizar o auto-exame e a prevenção do câncer de mama


Mais de 200 pessoas se concentraram na Praça dos Emancipadores, também conhecida como Redondão, em Diadema, para participar da Caminhada do Outubro Rosa
Mais de 200 pessoas se concentraram na Praça dos Emancipadores, também conhecida como Redondão, em Diadema, para participar da Caminhada do Outubro Rosa

Crédito: Marcos Luiz

Na manhã de sábado, 21/10, mais de 200 pessoas se concentraram na Praça dos Emancipadores, também conhecida como Redondão, em Diadema, para participar da Caminhada do Outubro Rosa. A atividade teve o objetivo de sensibilizar as mulheres para realizar o auto-exame e a prevenção do câncer de mama.

Vestidas de rosa e levando bexigas e adereços da mesma cor, as participantes percorreram as ruas centrais fazendo apitaço e chamando a atenção de moradores, comerciantes e pedestres na Avenida São José, Rua Isaurino Lopes da Silva e avenidas Alda e Fábio Eduardo Ramos Esquível, até chegarem à Praça Lauro Michels.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, também participou da atividade. “Hoje é um dia de reflexão sobre os cuidados com a saúde, estar atenta para a prevenção e o autocuidado”, ressaltou.

Para as amigas e moradoras da cidade, Geralda de Lourdes Araújo e Terezinha de Lourdes, esta é a oportunidade de informar outras mulheres e ampliar a mudança de comportamento. “É importante ter esses eventos para lembrar a prevenção porque, com a correria do dia-a-dia, às vezes esquecemos esse cuidado e quando vamos fazer o exame já é tarde”, pontuou Geralda. O diagnóstico precoce é importante para detectar a presença de nódulos e a possibilidade de câncer de mama. Quando descoberto no início, o tratamento é mais eficaz e as chances de cura são maiores.

De acordo com o Ministério da Saúde, além do autoexame e do exame clínico das mamas, a mamografia é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos de idade a cada dois anos. Já aquelas que têm histórico da doença na família, a indicação é realizar o procedimento anualmente a partir dos 35 anos. “É uma idade que aparecem os problemas de saúde e a prevenção é boa para equilibrar a saúde. A caminhada é um incentivo, pois temos que viver com qualidade de vida”, afirma Terezinha.

Além da caminhada, a programação incluiu apresentações de danças circular, cigana, zumba, da Companhia de Dança da Melhor Idade, capoeira, além de Feira de Artesanato dos Afroempreendedores.

O Outubro Rosa em Diadema é uma realização das coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres de Diadema e de Promoção da Igualdade Racial e as secretarias de Assistência Social e Cidadania, Esporte e Lazer e Saúde, em parceria com a Associação Se Toque Melhor e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Desde 20 de setembro, estão sendo realizadas atividades em UBSs, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), praças e outros locais da cidade. O evento de abertura oficial foi em 2 de outubro, no Quarteirão da Saúde, com palestra e apresentações culturais

Confira a programação completa até 31 de outubro no site www.diadema.sp.gov.br.

Comente aqui