Diadema Beleza

APL Cosméticos Diadema comemora um ano de existência

Na Ciesp/Diadema será realizado o evento “Produtos e Serviços do Polo de Cosméticos de Diadema e Região”, para comemorar o feito e também anunciar o funcionamento do Polo de Cosméticos

  • Data: 19/10/2017 09:10
  • Alterado: 15/08/2023 20:08
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
APL Cosméticos Diadema comemora um ano de existência

APL Cosméticos Diadema comemora um ano de existência e anuncia a criação de Polo para o setor

Crédito:Divulgação PMD

Prestes a completar um ano de existência, o APL Cosméticos Diadema e Região se prepara para novas ações. Amanhã, quinta-feira (19/10), às 8h30, na sede da Ciesp/Diadema será realizado o evento “Produtos e Serviços do Polo de Cosméticos de Diadema e Região”, para comemorar o feito e também anunciar o funcionamento do Polo de Cosméticos, constituído por 35 empresas situadas em Diadema, ABC e Região Metropolitana .

O APL foi criado em 20 de outubro de 2016 e durante o evento na Ciesp será feito balanço do trabalho realizado no período. As entidades parceiras vão apresentar novas iniciativas visando o fortalecimento do arranjo produtivo e do polo. Empresas cadastradas no projeto  vão mostrar produtos fabricados por elas e as instituições de ensino Fatec e Unifesp/Diadema e o Senai “Mário Amato” trarão paineis e protótipos desenvolvidos por seus alunos. Também será realizado o lançamento da logomarca do Polo de Cosméticos de Diadema e Região, desenvolvida pelo Senac, o mais novo parceiro do APL. Agora são nove entidades que integram o arranjo produtivo. 

Segundo o coordenador do APL Cosméticos Diadema e Região, o economista Wilson Abreu, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a atividade do APL Cosméticos não acaba com a criação do Polo. “O que ocorrerá é uma complementação de mais ações sempre buscando alavancar o setor da beleza, com o objetivo de melhoria na gestão, criação e inovação tecnológica de novos produtos, qualificação de mão-de-obra  e fomento de mais empregos”, afirma.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, com a implantação do Polo o setor vai ganhar mais força e novos mercados poderão ser explorados. “No começo do APL tínhamos 10 empresas cadastradas. Agora, com um conglomerado de 35 fabricantes de cosméticos, vamos poder oferecer uma gama maior de produtos e mais diversificada. Isso facilitará a exploração de novos mercados, dentro e fora do país, e também trará mais visibilidade para o segmento”.

Contingente de empresas – Só na Região Metropolitana de São Paulo, a cadeia produtiva do cosmético é composta por mais de 200 empresas. Elas proporcionam a manutenção de quase  9.000 postos de trabalho e a comercialização dos produtos por meio de atacadistas, varejistas, serviços de profissionais em salões de beleza e venda porta a porta, que garante trabalho e sustento a milhares de pessoas. Em Diadema estão localizadas 24 fabricantes de cosméticos, mas se contar com as indústrias da cadeia produtiva que o município possui, esse número chega a quase 60 empresas.

O setor é o menos afetado pela crise econômica e, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), as vendas em 2017 poderão ter um aumento de até 3%.  O Brasil é o quarto maior mercado do mundo, ficando atrás somente do Japão, da China e dos Estados Unidos.

O APL Cosméticos Diadema e Região  é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Cidade e tem como parceiros  as seguintes  instituições: Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC); CIESP/Diadema; Fatec/Diadema; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Prefeitura de Diadema/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho;  Sebrae/SP ; Senai; Senac, e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação PMD APL Cosméticos Diadema comemora um ano de existência e anuncia a criação de Polo para o setor
1
Crédito:Divulgação PMD
1
Crédito:Divulgação PMD

  • Data: 19/10/2017 09:10
  • Alterado: 15/08/2023 08:08
  • Iara S. Luz
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados