Diadema Palestra

“Violência doméstica – Uma reflexão necessária” é tema em Diadema

Evento ocorrerá no dia 12 de maio, das 8h às 17h, no auditório do Quarteirão da Saúde, e promoverá aos participantes um momento de meditação, debate, reforçando a importância das ações

  • Data: 09/05/2017 10:05
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Gabriella Camilo Pires
  • Fonte: Assessoria de Imprensa-Diadema
“Violência doméstica – Uma reflexão necessária” é tema em Diadema

Casa Beth Lobo

Crédito:Thiago Benedetti

A Casa Beth Lobo atende, há 26 anos, mulheres em situação de violência doméstica. Em comemoração ao seu aniversário, que acontece no mês de maio, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) realizará o seminário “Violência doméstica – Uma reflexão necessária”.

O evento ocorrerá no dia 12 de maio, das 8h às 17h, no auditório do Quarteirão da Saúde, e promoverá aos participantes um momento de meditação, debate, reforçando a importância das ações contra a violação dos direitos das mulheres, além de informações sobre serviços e atendimentos, relacionados ao tema, no município.

O Grupo de Teatro da Casa Beth Lobo, que já atua há dois anos oferecendo aos expectadores uma reflexão através da arte cênica, irá iniciar a programação com o espetáculo “As diversas Facetas da Violência contra a mulher”. Logo em seguida, serão apresentados dados da violência na cidade e palestras sobre a importância do assunto.

“O tema foi pensado nos diversos fatores fundamentais do nosso cotidiano, que são trazidos nos atendimentos. Vamos apresentar dados da cidade e da Casa Beth Lobo, relatar situações e fazer uma troca de experiências entre os profissionais e os envolvidos com essa temática”, explica a assistente social e coordenadora da Casa Beth Lobo, Luciene Rosa Santana Souza.

O seminário é gratuito e voltado aos profissionais que atuam em ONGs e na Rede Municipal, gestores, psicólogos, assistentes sociais, agentes de saúde, conselheiros de direitos, operadores do Sistema de Justiça e Segurança Pública e também os estagiários de Serviço Social, Psicologia e Direito.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelos telefones (11) 4043-1918 e 4043-0737 ou diretamente na Casa Beth Lobo.

A ação é uma realização da Prefeitura de Diadema em parceria com o Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher, o Centro de Defesa e Convivência da Mulher – Mulheres Vivas, de Campo Limpo, e a Prefeitura Municipal de Itanhaém.

Casa Beth Lobo

A Casa Beth Lobo foi inaugurada em 11 de maio de 1991 para atender mulheres em situação de violência doméstica. Só em 2016 atendeu 1.354 mulheres com seus serviços. A iniciativa veio cumprir um compromisso com as políticas públicas voltadas para as mulheres da cidade, atendendo a reivindicação do Movimento de Mulheres. A casa fortalece, valoriza e promove a autonomia das mulheres, auxiliando-as no rompimento do ciclo da violência, incentivando a igualdade no relacionamento de gênero.

O serviço oferece atendimento social e psicológico, orientação jurídica, além de ações preventivas como palestras, grupos socioeducativos e grupo de teatro.

SERVIÇO:

Seminário Violência Doméstica – Uma reflexão necessária

12 de maio de 2017, sexta-feira, das 8h às 17h

Auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

PROGRAMAÇÃO

8h. Credenciamento e entrega de materiais.

8h30. Abertura oficial

9h10. Espetáculo “As diversas facetas da violência contra a mulher”, do Grupo de Teatro da Casa Beth Lobo.

9h50. Apresentação de dados da violência contra a mulher no município – atendimento x abrigamento, com a assistente social e coordenadora da Casa Beth Lobo, Luciene Rosa Santana Souza, a assistente social, coordenadora do CREAS Ribeirão Pires e presidente do Grupo Temático Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, Margarete Paulino Ohmori, e a psicóloga e membro do CONVIVA (Núcleo de Promoção à Saúde e Prevenção de Violências), Janaína Leslão.

10h30. Papel da DDM frente à Violência Doméstica, com a delegada Dra. Renata Lima de Andrade Cruppi, da Delegacia de Defesa da Mulher.

13h. Atividade cultural com o coordenador do CREPPIR (Centro de Referência de Promoção de Políticas para Igualdade Racial), Jurandir Sousa.

13h30. A construção do papel da mulher na História, com a coordenadora do CDC – Mulheres Vivas, especialista em violência doméstica, formada em Estudos Sociais e História, Celina Aparecida Simões.

14h30. Saúde Mental e Violência Doméstica, com a psiquiatra mestre em Saúde Coletiva na área de Ciências Sociais, Dra. Suzana Campos Robortella.

16h15. Atividade cultural com a maestrina do Coral Encanto, Débora Sudré Pinhata.

Centro de Defesa e Convivência da Mulher – MULHERES VIVAS

Endereço: Rua Martinho Vaz de Barros, 254 – Campo Limpo.

Tel.: (11) 5842-6462

Casa Beth Lobo

Endereço: Rua Turmalinas, 35 – Centro.

Tel.: (11) 4043-1918 / 4043-0737

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.Prefeitura Municipal de Itanhaém.

Compartilhar:
1
Crédito:Thiago Benedetti
1
Crédito:Thiago Benedetti
1
Crédito:Thiago Benedetti Casa Beth Lobo

  • Data: 09/05/2017 10:05
  • Alterado: 15/08/2023 06:08
  • Gabriella Camilo Pires
  • Assessoria de Imprensa-Diadema









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados