Diadema

  • Foto Aérea de DiademaDistante apenas 17 km da capital paulista, Diadema faz parte da região do Grande ABC e tem população de aproximadamente 400 mil habitantes. Embora não seja muito extenso, com 31 km², o município alcançou grande desenvolvimento econômico e se mostra um dos polos industriais mais importantes de São Paulo.
    A história da cidade está ligada às missões jesuítas para a catequização dos índios no século XVII. Nessa época, os religiosos partiram de São Vicente e reuniram grandes lotes de terra no local onde se desenvolveu Diadema. No território, foi construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, santa que deu nome à pequena vila formada ao redor da igreja.
    No século XIX, o local passou a ser caminho de bandeirantes que iam em direção a Embu na corrida pelo ouro. Esses desbravadores acabaram criando, próxima à região, a parada de Pirapora. No início do século XX, a rota passou por um processo de urbanização e industrialização. Uma serraria a vapor foi instalada no vilarejo e sua produção abastecia uma indústria de móveis em São Bernardo do Campo. Em 1948 a área, já conhecida como Diadema, tornou-se um distrito desse município e, 5 anos mais tarde, alcançou o status de cidade.
    A economia de Diadema é voltada para os setores industrial, comercial e de serviços. O município, assim como outras cidades do ABC, é considerado um grande polo de autopeças, devido à instalação de muitas montadoras na região metropolitana da capital paulista. Além disso, destaca-se economicamente por ter desenvolvido um forte mercado no segmento de cosméticos. Vista como uma cidade promissora, Diadema apresenta uma grande tendência à expansão, sobretudo, nos setores de construção civil e imobiliário, que vêm recebendo grandes investimentos.
    A educação é outra área que tem atenção especial do poder público municipal. O programa Diadema Mais Educação, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, oferece atividades esportivas, culturais, ambientais, de matemática e letramento. Por meio dele, os alunos da rede pública não só recebem conhecimento em sala de aula como também participam de atividades desenvolvidas em parques, praças, empresas, cinema, teatro, jardim botânico, entre outros.
    O lazer e a cultura são outros pontos positivos de Diadema. A cidade conta com muitas atrações interessantes, como o Museu de Arte Popular, que reúne mostras de cultura de vários lugares brasileiros; o Observatório Astronômico, de onde é possível visualizar astros e estrelas; o Borboletário, onde são preservadas borboletas das espécies caligo e ascia; e o Jardim Botânico, que possui trechos de mata nativa e cerca de 200 espécies de plantas para paisagismo.
    As boas oportunidades de emprego, a educação de qualidade e as ótimas opções de cultura e lazer fazem de Diadema uma cidade privilegiada e muito promissora na região do ABC.