ABC Sociedade

Carreira na indústria química

Braskem valoriza formação e desenvolvimento de profissionais da área

  • Data: 18/06/2014 10:06
  • Alterado: 18/06/2014 10:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDN
Carreira na indústria química

Crédito:

O Químico é um dos principais protagonistas do cenário global. Ele atua na busca por melhores condições de vida, desenvolvendo novas técnicas e soluções que garantam a segurança de processos e produtos do dia a dia. Para aproveitar a comemoração do dia do químico, que é hoje, dia 18 de junho, a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, destaca a importância desse profissional na indústria.

Em maio, um estudo organizado pela consultoria Maxiquim, em parceria com a Braskem e Consórcio do ABC, demonstrou que o Polo Petroquímico da região representa 13,7% da indústria química do país, equivalente a R$49,5 bilhões por ano. “Gerando mais de 50 mil empregos, o segmento é de grande relevância para a comunidade local. Por isso, a Braskem investe constantemente na capacitação de seus integrantes e na valorização do químico em suas unidades”, afirma Flávio Chantre, gerente de relações institucionais da Braskem.

Para Daniel César Abreu, químico no laboratório de controle de qualidade da Unidade de Insumos Básicos, no Grande ABC, a profissão desempenha um papel importante no progresso industrial. “É uma área que tem variedades imensas, possibilitando trabalhar em diversas técnicas. Sempre existe possibilidade de evolução, principalmente no ABC, onde esta indústria tem grande abrangência”, afirma o integrante, que já contabiliza 11 anos na companhia.

As projeções otimistas do setor também abrem espaço para novos profissionais. Ainda segundo o estudo da Maxiquim, a expectativa é gerar mais de 300 mil novos empregos, até 2029, em todo o Brasil. “O ramo petroquímico é muito interessante. É um processo dinâmico, contínuo, com tomada de decisão rápida, que permite o conhecimento do processo como um todo. É um espaço promissor para quem deseja aprender e crescer profissionalmente”, complementa Daniel.

OLÍMPIADAS
A fim de estimular o estudo da disciplina e revelar novos talentos na área, a Braskem patrocina anualmente as Olímpiadas de Química de São Paulo e reconhece com o Prêmio Talentos Braskem, o vencedor do Terceiro Ano (confirmar essa informação). No último dia 07 de junho, 50 estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio no Estado garantiram participação na Olimpíada Brasileira de Química, evento que reúne os principais estudantes de destaque de todo o país.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/06/2014 10:06
  • Alterado: 18/06/2014 10:06
  • Redação
  • CDN









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados