Data: 06/11/2017 10:07 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Adam Nockel

Bom humor e produtividade

Construir um ambiente de trabalho prazeroso e produtivo tem sido um dos desafios que você tem enfrentado? Veja o que dizem estudos sobre o bom humor e a produtividade.


Olá, hoje quero conversar com você sobre uma coisa bem interessante, estava lendo um artigo na revista Época Negócios, hoje pela manhã que fala de estudos que a universidade de Oxford fez sobre a relação entre bom humor e produtividade no ambiente de trabalho.

Antes de falar do estudo da universidade, quero trazer alguns contextos bem interessantes. Estudos da neurociência já detectaram que uma parte de nosso cérebro (lado esquerdo) é responsável por atividades metódicas, processuais, pelo raciocínio lógico, matemático, etc.

E outra parte (lado direito) do cérebro é responsável pelo nosso lado criativo, imaginário, emotivo, é subjetivo, ou seja, o outro lado da moeda.

E cada lado do nosso cérebro é requisitado em maior ou menor grau, dependendo da atividade que estamos exercendo, por exemplo, quando estamos em atividades lúdicas, divertidas, etc..., o lado que está em maior atividade é o nosso lado direito.

QUAL LADO MAIS USAMOS DURANTE O TRABALHO?
No ambiente de trabalho, você sabe qual lado normalmente está sendo mais requisitado? Exatamente o lado esquerdo.
Por que? Estamos acostumados a ambientes mais rígidos, normas, padrões, procedimentos, etc. E a crença de que um bom profissional é normalmente aquela pessoa séria e concentrada, impera em muitos lugares, tem sentindo isso para você meu amigo?
É neste contexto que desejo trazer os estudos da universidade de Oxford, eles detectaram que em um ambiente com bom humor, com piadas de bom gosto e boas risadas, o aumento da endorfina no cérebro humano é significativo, e o que isso quer dizer?
E quantas vezes em nossas empresas precisamos buscar soluções criativas para as diversas demandas que enfrentamos no dia a dia? Existem alguns fatores que colaboram para que possamos incentivar um ambiente positivo e criativo.

3 FATORES IMPORTANTES PARA A CRIATIVIDADE NA EMPRESA
1.         Prazer – está diretamente ligado a sentimentos de prazer e sensações agradáveis, o bom humor, piadas agradáveis, um ambiente alegre e positivo, promovem a produção de endorfina no cérebro, uma das substancias mais poderosas e responsáveis pelo prazer.
2.         Segurança –o profissional precisa se sentir seguro que não será punido ou rechaçado de alguma forma por trazer novas ideias ou soluções. Quantas vezes já vimos profissionais passando por situações desagradáveis por pensarem fora da caixa?
3.         Confiança – uma das ações que grandes líderes têm frente a suas equipes é desenvolver estes profissionais, ou seja, o líder formador de líderes e, para tanto deve incentivar e desenvolver a confiança e a autoconfiança de seus liderados, para que estes acreditem em seu potencial de solução de problemas.

Os mesmos estudos feitos em conjunto com as universidades de Harvard e Pensilvânia, relatam que pessoas que se sentem à vontade em agir com bom humor produzem muito mais confiança e competência.

O que você me diria dos resultados, para a empresa, se fosse reunido a estes profissionais, segurança, maturidade emocional, e competência técnica e comportamental?

E pesquisadores da universidade de Nebraska relatam que reuniões marcadas por bom humor e boas risadas geram mais produtividade e criatividade. Eu em particular acrescentaria a estas reuniões foco e assertividade.

E qual é na verdade a verdadeira função do dono do negócio?

Assim sendo o que acha de acrescentarmos um pouco mais e bom humor em nossas empresas?

Comente aqui