Data: 09/11/2018 11:51 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Reinaldo Domingos

Black Friday: 5 orientações para comprar com consciência

Planejamento é o segredo para aproveitar todas as oportunidades


No próximo dia 23 as promoções da Black Friday irão tomar conta da mídia, inclusive já estão aparecendo desde o início deste mês, portanto quero aproveitar esse momento para falar um pouco sobre esta data.

Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Ainda mais estando tão próximo do Natal, onde planejamos comprar presentes para a família toda. Mas é preciso se atentar a uma importante questão: o preço não é uma garantia certa de que você irá economizar de fato.

Esse período pode e deve ser aproveitado de uma maneira consciente, ou seja, fazendo boas pesquisas, se planejamento para não fazer loucuras e diante de muitas armadilhas publicitárias, também verificando se determinada oferta é realmente verdadeira. Asssim conseguimos fazer bons negócios e comprar aquilo que realmente precisamos ou que, pelo menos, já havíamos nos programado para obter.

Essa análise é importante para chegar no famoso custo/benefício de determinado produto ou serviço, isso porque comprar por impulso, apenas porque o desconto é atrativo, acaba nos levando ao consumismo excessivo, o que pode ser um grande passo para gastar mais do que pode.

É claro que a última coisa que os consumidores querem na Black Friday é se tornarem inadimplentes, porém com esse ímpeto consumista desenfreado muitos acabam entrando em dívidas no cheque especial e no cartão de crédito, duas modalidades que têm os juros mais altos do mercado atualmente e que podem desequibrar as finanças de uma hora para outra.

Pensando nisso, preparei 5 orientações para quem quer aproveitar a Black Friday com consciência e sustentabilidade financeira:

1: Se atente ao parcelamento. De preferência pague à vista, caso tenha recursos para tal, mas caso seja inevitável, tenha certeza de que essas parcelas caberão no orçamento e assuma o compromisso para conseguir quitá-las na data especificada.

2: Estabeleça limites. Com a chegada do 13º salário, muitos conseguem ter uma sobra no orçamento e acabam se empolgando com a Black Friday. Mas é importante que antes mesmo de sair de casa para ir às compras, definir o valor total a ser gasto. Assim é possível adequar as compras dentro desse orçamento pré-estabelecido, sem se deixar levar pelas promoções imperdíveis.

3: Faça uma lista e coloque tudo na ponta do lápis. Muitas vezes compramos por impulso por não saber exatamente aquilo que queremos. Fazendo anotações e definindo o quanto quer gastar com cada item você elimina esse problema.

4: Caso tiver que entrar em dívidas, não compre. É melhor esperar um melhor momento para ter condições de pagar do que comprometer o orçamento por nada. Lembrando que o parcelamento também não deixa de ser uma forma de dívida, portanto caso opte por fazê-lo, divida em um número pequeno de parcelas para que esse compromisso não se estenda por tanto tempo.

5: Por último, tenha em mente que a internet é uma das principais aliadas como meio de pesquisa, porém é preciso tomar cuidado para apenas acessar e comprar em sites de sua confiança, já que os crimes digitais e os golpes são mais comuns do que imaginamos. Fique atento e boas compras!

Crédito: Shutterstock

Comente aqui