Data: 11/12/2017 09:56 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Doutor Multas

8 multas que você ainda não conhece

Existem algumas ações no trânsito que, aparentemente, parecem irrelevantes e até costumeiras às pessoas que trafegam diariamente, mas que são consideradas infratoras de acordo com o CTB


Justamente por não ter conhecimento sobre as infrações é que, muitas vezes, o condutor deixa de respeitar as normas. Seja por falta de atenção ou não, desobedecer às regras, em qualquer circunstância, é (ou deveria ser) passível de punição.

No trânsito, essa questão é ainda mais importante, considerando sua relação direta com a vida de muitas pessoas.

Mesmo que certas condutas não sejam perigosas, a existência das multas sempre tem justificativa e deve ser respeitada.

É provável que você conheça as práticas que serão listadas a seguir, mas talvez não saiba que elas podem fazer com que você seja multado. Confira!

  1. Molhar os pedestres
    Engana-se quem pensa que, por ser normal observar essa atitude, ela não seja proibida. Na verdade, ela está prevista no CTB na categoria de infração leve, a qual soma 3 pontos à CNH.

Apesar disso, é muito raro que uma autuação ocorra por essa questão. Ademais, é difícil de saber se a atitude foi intencional ou não. Ainda assim, se o ocorrido for percebido por um agente de trânsito, ele poderá autuar.

  1. Falta de combustível
    Por incrível que pareça, você pode ser multado por infração média se a falta de gasolina fizer o seu veículo ficar no meio da via, interrompendo o fluxo do trânsito.

Nesse caso, além do pagamento de multa e 4 pontos na carteira, o veículo poderá ser removido do local.

  1. Atirar lixo na via
    Ver um motorista sendo autuado por jogar lixo fora de dentro do veículo é quase uma raridade.

Mas o lixo jogado pode atingir um ciclista ou outro veículo, causando um acidente. Por isso, ainda que seja pouco comum, o condutor que jogar lixo na via pode ser multado por infração média.

Essa atitude renderá o pagamento da multa assim como 4 pontos à CNH.

  1. Não acionar os limpadores de para-brisa
    Obviamente, só é necessário acioná-los quando começar a chover. Mas nem pense em desobedecer essa regra, pois além de ser de extremo risco dirigir com a visibilidade prejudicada pela chuva, a falta é grave.

Você pode levar 5 pontos na carteira e ainda precisará pagar a multa.

  1. Usar fones de ouvido
    Manter a atenção em qualquer outra coisa que não seja na direção prejudica a concentração do condutor.

Ouvir música ou usar o telefone ao volante são duas situações comuns de ocorrer, mas extremamente perigosas. Por isso, o CTB determina a prática como infração média.

  1. Andar com o braço para fora do veículo
    Fumantes e motoristas profissionais costumam andar com o braço apoiado na janela. Se você for uma dessas pessoas, tome cuidado para não ser multado, pois a atitude constitui uma infração de natureza média.
  2. Buzinar
    A buzina é um dos itens obrigatórios em um veículo. Sua função é, basicamente, advertir condutores ou pedestres sobre alguma adversidade. Porém, usá-la em excesso (de modo prolongado) e sem motivo aparente é infração leve.

Além disso, outras três situações também são irregulares:

  • Buzinar em locais proibidos por sinalização, próximo de hospitais, por exemplo.
  • Buzinar entre às 22h e às 6h.
  • Não respeitar os padrões e frequências exigidas pelo CONTRAN.

A buzina jamais deve ser utilizada com o propósito de perturbar. Caso contrário, serão somados 3 pontos à carteira do condutor e ele deverá pagar a multa.

  1. Pedestres podem ser multados
    Quando se ouve falar em multa, é natural que pensemos automaticamente em um motorista que foi punido por praticar, ao volante, uma conduta proibida.

No entanto, o código que rege o trânsito, de modo geral, também prevê multa para o pedestre que não respeitar as normas de circulação.

Embora o pedestre tenha prioridades em relação a um veículo de maior porte, ele também é responsável pela própria segurança.

Quando o pedestre não utiliza a travessia indicada para passagem, por exemplo, além de se colocar em situação de risco, desrespeita a regra de ultrapassagem adequada. A infração é leve, mas também é preciso pagar a multa.

Dica
Se você é um condutor que se preocupa com o tráfego seguro, a melhor forma de contribuir com a segurança é, sem dúvida, conhecendo as leis de trânsito.

Consultando o código de trânsito você encontrará todas as proibições, assim como seus deveres e direitos enquanto motorista, pedestre e, inclusive, cidadão.

Saiba que, em qualquer situação de autuação, o direito de recorrer é garantido. Sendo assim, é importante entender o que as leis de trânsito determinam.

Dessa forma, você se torna consciente sobre as suas ações, evitando cometer desvios e ainda garante que não seja multado injustamente.

Se tiver alguma dúvida, o Doutor Multas e sua equipe estão sempre à disposição para ajudá-lo. Entre em contato pelo número 0800 6021 543 ou envie um e-mail para doutormultas@doutormultas.com.br.

Ficou surpreso ou já conhecia essas infrações? O que você acha sobre elas? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

Pedestres podem ser multados
Pedestres podem ser multados

Comente aqui