Data: 31/07/2017 10:09 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Adam Nockel

Os 3 Ps do sucesso nos negócios

Em minhas conversas com empresários e empreendedores, abordamos com frequência, o que faz com que determinadas empresas tenham sucesso e outras não?


Não costumo desperdiçar o meu tempo em frente a programas de Tv, pois acredito que um dos fatores que diferenciam as pessoas de sucesso para as que tem resultados medianos, é a forma como cada um aplica o seu tempo.

Por esta razão sou extremamente seletivo com os programas que assisto, alguns jornais para me manter informado, alguns documentários e programas voltados a negócios, mas tudo de forma comedida.

Um destes programas que costumo assistir é “ O Sócio” e deste programa vou tirar nossa reflexão de hoje se me permitem meus amigos.

Este programa trata de um investidor americano, que entra de sócio de empresas com dificuldades, melhora sua forma de gestão, compartilhando seu conhecimento, sua experiência, e relacionamentos, afim de alavancar os resultados do negócio.

Não é raro eu ouvir de meus clientes que seu negócio é diferente, que minhas técnicas e abordagens não se aplicam a ele, mas devo dizer uma coisa, negócios são negócios, as regras são as mesmas para todos, os fatores de sucesso, são os mesmos. Se não fosse assim porque muitos empresários de sucesso têm diversas empresas em diferentes segmentos e sucesso em todos eles?

Gosto e compartilho da visão do apresentador, que existem três pontos importantes para o sucesso de todo negócio, sem estas três características a sustentabilidade da empresa está comprometida.
1.         Produto – É fator fundamental entregar um produto ou serviço de grande qualidade a nosso consumidor. Este é o fator decisivo para toda empresa, pois não adianta em nada ter os outros dois fatores sem este. Eu costumo dizer que qualidade do produto ou serviço, não é o que eu considero ser bom ou excelente, e sim o que o meu cliente diz, ser bom ou excelente, afinal é para ele que produzimos.
Uma das coisas mais interessantes que tenho visto nos últimos anos é o movimento das STARTUPS, tenho acompanhado o mais de perto que posso, e inclusive sou mentor algumas, e o que estas empresas tem em mente é uma abordagem extremamente interessante.
Elas primeiro ouvem o mercado, para de pois produzir seus produtos e serviços. Você já ouviu falar de MVP (mínimo produto viável)? Pois é assim que elas testam o mercado e a aceitação de seus produtos junto ao mercado.
2.         Processos – O início doa anos noventa ficou famoso pelos movimentos de implantação da gestão por processos, a reengenharia e a implantação de normas de qualidade como a ISO.
Todos nós sabemos que de lá para cá o mundo mudou muito, e está mudando cada vez mais rápido. Mas uma coisa é certa, nunca foi tão importante para o sucesso, ter processos eficientes e eficazes em nossas empresas.
É através de processos adequados que vamos em primeiro lugar, garantir a qualidade dos produtos e serviços que entregamos a nosso cliente. É através destes processos que vamos ter o controle da empresa em nossa mão, reduzir custos e tornar nossa empresa mais competitiva.
3.         Pessoas – Ao meu ver de todos os recursos disponíveis, este é o mais importante, pois de todos os recursos somente as pessoas podem ser desenvolvidas para aumentar seu próprio valor.
Se você quer alto desempenho em sua empresa, precisa desenvolver as pessoas para que busquem o alto desempenho, e são elas que irão levar a empresa para altos patamares de resultados.
Grandes empresários e lideres tem consciência que é através das pessoas que eles conseguem ampliar seus resultados e se tornam mestres em desenvolver e motivar pessoas.

Meu amigo meu objetivo é contribuir com o aumento dos seus resultados, se você gostou deste material, comente abaixo e indique a seus amigos, um forte abraço e sucesso...

Comente aqui