Data: 15/04/2019 15:46 - Alterado em: 15/04/2019 17:22 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

Um incêndio atinge desde o começo da tarde desta segunda-feira, 15, a Catedral de Notre Dame, um dos principais pontos turísticos da França e de todo mundo


Incêndio atinge Catedral de Notre Dame

Um incêndio de grandes proporções atinge a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, na França. De acordo com fontes dos bombeiros, o fogo pode estar relacionado a obras de restauração que estavam sendo feitos no edifício, que data de 1163.  A Polícia de Paris, no entanto, diz que é cedo para identificar as causas do incêndio e assegura que ainda não há registro de vítimas das chamas.

A Prefeitura de Paris isolou o local e está montando um grande efetivo para combater as chamas. A catedral é um dos principais pontos turísticos da cidade.  As chamas atingem principalmente a nave principal da catedral gótica. Incrédulos e emocionados, pedestres pararam ao longo do Rio Sena, que margeia a catedral, para assistir ao incêndio. A torre da nave central de Notre Dame desmoronou em função das chamas.

Segundo o vice-prefeito de Paris, Emmanuel Gregoire, os danos infligidos pelas chamas à Catedral de Notre Dame são "colossais". Ele confirmou que as chamas começaram na torre da nave central e ela colapsou. Ele ressaltou que o foco dos bombeiros agora é salvar as obras de arte no interior da catedral.

Um porta-voz da Diocese de Paris disse à TV BFM que grande parte do interior da catedral é feito de Madeira - troncos de carvalhos que datam do século 12 e, por isso, provavelmente será destruído.

André Finot, porta-voz da catedral diz:

"Tudo está sendo devorado pelas chamas. Não sobrará nada da estrutura, que, de um lado data do século 19 e, do outro, do século 13"

O presidente francês, Emmanuel Macron, chega às 16:15h para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros na Catedral de Notre Dame. Ele se reuniu com autoridades policiais.

Bombeiros que combatem as chamas no local dizem que todos os esforços no momento se dividem entre salvar as obras de arte que ainda estão na Igreja e impedir o colapso da torre norte do edifício.

DONALD TRUMP
A Agência de Defesa Civil da França disse que usará todos os meios possíveis para combater o incêndio na Catedral de Notre Dame. Segundo os profissionais, no entanto não será possível usar aviões ou helicópteros com água porque a estrutura está fragilizada. A sugestão foi feita por meio das redes sociais pelo presidente americano, Donald Trump.

Comente aqui