Data: 16/06/2015 16:56 / Autor: Redação / Fonte: PLANIN

Comunidades de língua alemã recebem homenagem

Evento no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo promove palestra sobre a vida e obra do historiador Visconde de Porto Seguro


O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP realiza nesta quarta-feira, dia 17, às 16h, um ato solene em homenagem às comunidades de língua alemã. O evento será realizado na Rua Benjamin Constant, 158 – 1º andar.

O diretor do Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão, mantido pela Fundação Visconde de Porto Seguro, Eckhard E. Kupfer, fará parte da mesa de honra composta por representantes da comunidade da Suíça, da Áustria, da Congregação Israelita Paulista e do Consulado Geral Adjunto da Alemanha.

Na pauta do encontro está prevista uma palestra sobre Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, conduzida pelo professor e historiador Alberto Luiz Schneider. Ele vai explicar por que o personagem é considerado um dos fundadores da historiografia brasileira e falar sobre os primeiros documentos da história moderna de nosso país.  

A solenidade terá também uma apresentação de integrantes da Orquestra de Câmara Visconde de Porto Seguro, regidos pela maestrina Gretchen Miller.

SOBRE O INSTITUTO MARTIUS-STADEN
O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui um setor de publicações, promove eventos e mantém um dos mais importantes acervos sobre a imigração dos povos de língua alemã para o Brasil.

SOBRE O COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. 

Comente aqui