Brasil - Mundo Literatura

Bob Dylan envia discurso para ser lido na cerimônia do Prêmio Nobel_x000D_

Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, enviou um discurso de agradecimento para ser lido em conjunto com os demais vencedores na entrega do Nobel

  • Data: 05/12/2016 14:12
  • Alterado: 05/12/2016 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
Bob Dylan envia discurso para ser lido na cerimônia do Prêmio Nobel_x000D_

Crédito:Reprodução

O banquete da cerimônia de entrega do prêmio será na sexta-feira (10) em Estocolmo.

O cantor e compositor americano tinha comunicado há três meses que não participaria da cerimônia nem da conferência de aceitação, amanhã (6), citando “compromissos prévios”.

Segundo a Agência Télam, a Fundação Nobel também informou que a cantora americana Patti Smith interpretará uma canção de Dylan, A Hard Rain’s A-Gonna Fall, na solenidade de entrega do prêmio.

Dylan foi agraciado em 13 de outubro com o Prêmio Nobel da Literatura por criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”, uma escolha surpreendente por ser a primeira vez em que um cantor é escolhido.

Depois de tentar entrar em contato com o músico sem sucesso por vários dias, a Academia Sueca finalmente desistiu, enquanto um dos seus membros, o escritor Per Wästberg, chamou Dylan de “rude” e “arrogante”. A instituição posteriormente afirmou que a fala de Wästberg não a representa.

Dylan finalmente aceitou e agradeceu o Prêmio Nobel, que o deixou “sem palavras”, em uma conversa por telefone com Sara Danius, secretária permanente da Academia.

Ao confirmar que não poderá ir a Estolcomo, Sara Danius informou que o encontro pessoal poderá ser no primeiro semestre do próximo ano, já que assessores do músico preveem uma ida à cidade nesse período.

Embora não seja necessário que o premiado vá à Suécia para receber o prêmio, a Academia Sueca prevê a necessidade de o ganhador dar uma palestra para ter acesso aos cerca de US$ 900 mil (que equivalem a R$ 3,1 milhões), segundo a Agência EFE.

Compartilhar:

  • Data: 05/12/2016 02:12
  • Alterado: 05/12/2016 02:12
  • Redação
  • Agência Brasil









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados