ABC Teatro

TUOV recebe “Granizo, o pão de trigo escurece o céu”

No próximo sábado, tem apresentação gratuita de “Granizo, o pão de trigo escurece o céu” como parte da Ocupação Artística na sede do TUOV no Bom Retiro

  • Data: 13/02/2019 10:02
  • Alterado: 13/02/2019 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria
TUOV recebe “Granizo

Crédito:Alan Siqueira

No dia 16 de fevereiro de 2019, às 20h00, o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – abre as portas de sua sede, localizada no Bairro Bom Retiro, para receber a apresentação de Granizo, o pão de trigo escurece o céu montagem que propõe a integração entre as linguagens do teatro e do cinema, e que é fruto da união entre os coletivos Novo Teatro em Ruínas e Tela Suja Filmes, em parceria com a Desalambrar Produções.

Granizo, o pão de trigo escurece o céu, trata de maneira histórica e dialética de uma revolta que acontece em uma rua, na frente de uma padaria, num momento de extremo desemprego, quando um trabalhador se revolta contra a injustiça cometida a uma viúva e mãe de 7 filhos.

A peça é livremente inspirada em um texto fragmentado e inacabado de Bertolt Brecht (A Padaria), uma análise teórica/histórica de Daniel Bensaid (Os Despossuídos) e o rascunho de um libreto de ópera de Mário de Andrade (O Café), propondo uma narrativa sob o ponto de vista de pessoas desempregadas.

O conceito de ponto de vista e o enquadramento cinematográfico se manifestam na encenação no uso do cenário – uma enorme armação sobre rodas com uma porta de correr (de loja) no centro e dois quadrantes laterais – que, ao mesmo tempo, representam as paredes e a porta da padaria onde se desenvolve a narrativa, e a tela de cinema e os enquadramentos cinematográficos nos quais atores e atrizes são vistos e ouvidos pelo público, narrando e agindo na história.

Referenciando os cinemas itinerantes que existiam na época do primeiro cinema, onde o público se posiciona diante de uma tela/moldura, o teatro acontece “enquadrado” e “não enquadrado”, o que faz com que o enquadramento cinematográfico, seja ponto nevrálgico da encenação.

A apresentação de Granizo, o pão de trigo escurece o céu faz parte da programação de uma grande Ocupação Artística na sede do TUOV que começou em maio e já recebeu apresentações da Trupe Lona Preta, Companhia Antropofágica de Teatro, Companhia Estudo de Cena e do grupo Dolores Boca Aberta.

Em seu novo projeto – TUOV 52 – Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, o Teatro Popular União e Olho Vivo busca por fomentar a ocupação teatral de sua sede, ampliando as possibilidades de acesso à cultura na região.

A população é convidada a conhecer o trabalho de diferentes grupos que apresentarão obras que dialogam com a temática do novo espetáculo do TUOV: Bom Retiro Meu Amor – Ópera Samba, que teve sua estreia em dezembro de 2018.

Após a apresentação de Granizo, o pão de trigo escurece o céu, no dia 23 de Fevereiro, a partir de 17h, acontece o TUOV promove o lançamento dos livros: Em busca de um teatro popular, de César Vieira, 6°Edição; Coleção de Peças do Teatro Popular União e Olho Vivo (obra completa composta por 7 livros), Livro Musical Bumba Meu Queixada – Partituras e Letras, organização de César Vieira e Rogério Guarapiran (livro inédito com partituras do disco Bumba Meu Queixada, lançado em 1983), além do debate com dois convidados especiais: o dramaturgo Murilo Dias César e outra participação a ser confirmada. Neste mesmo dia, o TUOV promove a inauguração da Biblioteca Clóvis Moura, com um chamamento para uma construção coletiva deste acervo. Pessoas interessadas podem doar livros.

Sobre o TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo

O TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo surgiu em 27 de fevereiro de 1966 e, no auge de seus 52 anos de resistência, possui em sua formação membros presentes desde a fundação como Neriney Moreira e Idibal Pivetta (nome verdadeiro do diretor da companhia, César Vieira). Além de diretor do grupo, Idibal é advogado e exerceu intensa militância no período da ditadura, engajando-se pela liberdade de perseguidos políticos e pela memória dos desaparecidos do regime militar. Esta importante luta confunde-se com a própria existência e trajetória do TUOV.

Nessas mais de cinco décadas, o grupo desenvolveu um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, que vai desde os esforços pela interligação latino-americana de grupos teatrais até a repercussão das montagens e dos roteiros em países como França, Itália, Polônia, Portugal, Peru, Bolívia, Egito, Panamá, Nicarágua, Cuba, Venezuela e Angola.

Um grupo que já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas ao redor do mundo e que agora abre as portas da sua sede mais uma vez para receber o público, ampliar e fortalecer as ações de sua sede.

TUOV recebe GRANIZO, O PÃO DE TRIGO ESCURECE O CÉU

Com: Novo Teatro em Ruínas e Tela Suja Filmes, em parceria com a Desalambrar Produções.

A obra  trata de maneira histórica e dialética de uma revolta que acontece em uma rua, na frente de uma padaria, num momento de extremo desemprego, quando um trabalhador se revolta contra a injustiça cometida a uma viúva e mãe de 7 filhos. Imbricando cinema e teatro, a história acontece através de uma tela onde se pode ver e ouvir os acontecimentos históricos do dia-a-dia, aludindo a um cinema itinerante e popular.

Quando: 16 de fevereiro de 2019

Horário: 20h00

Onde: Sede do Teatro Popular União e Olho Vivo – TUOV

Endereço: Rua Newton Prado, 766, Bom Retiro – São Paulo-SP – Tel: 011 3331-1001.

Duração: 70 min – Capacidade: 50 lugares – Entrada Gratuita (retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria) – Classificação: 12 anos

Ficha Técnica

Realização: Novo Teatro em Ruínas e Coletivo Tela Suja Filmes | Em Parceria com: Desalambrar Produções | Direção e Dramaturgia: Renan Rovida | Direção de Produção: Maria Tereza Urias | Elenco: Natasha Karasek, Rafaela Carneiro, Rani Guerra, Renê Costanny e Talita Araujo | Músicas: Deborah Hathner, Janaína Silva, Natasha Karasek, Rafaela Carneiro, Rani Guerra, Renan Rovida, Renê Costanny e Talita Araujo | Direção Musical e Trilha Sonora: Bruno Menegatti | Preparação Vocal: Rani Guerra | Direção de Arte: Cássio Brasil e Ruth Melchior

Compartilhar:

  • Data: 13/02/2019 10:02
  • Alterado: 13/02/2019 10:02
  • Redação
  • assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados