Data: 22/05/2019 13:22 - Alterado em: 24/05/2019 14:49 / Autor: Redação / Fonte: Sesc

Sesc Santo André e São Caetano celebram o Mês do Meio Ambiente

Unidades do Grande ABC oferecem cursos, oficinas, vivências e passeio que aproximam o público da natureza e promovem saúde, bem-estar e sustentabilidade.


Unidades do Sesc em Santo André e São Caetano celebram o Mês do Meio Ambiente com programação especial do projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”
Unidades do Sesc em Santo André e São Caetano celebram o Mês do Meio Ambiente com programação especial do projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”

Crédito: divulgação

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.

As unidades do Sesc no ABC Paulista (Santo André e São Caetano) oferecem cursos de captação de água da chuva e de sustentabilidade em pequenos espaços (mini composteira, mini horta e cozinha PANC – plantas alimentícias não convencionais); as vivências da horta aberta, com plantas medicinais; o passeio a uma cachoeira em Amparo, no interior de São Paulo; a aula aberta para idosos com o tema “Meio Ambiente é onde estou”; e mostra agroecológica.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

No Sesc Santo André, acontecerá o curso “Técnicas de Captação de Água da Chuva”, no dia 08; a aula aberta “Meio Ambiente é Onde Estou”, especialmente para idosos, no dia 19, e aberta ao público no dia 29, que apresentará práticas de comunicação não violenta como alternativa de transformação para o espaço em que habitamos; as vivências de horta com os temas agrofloresta, no dia 12, plantas medicinais, no dia 22, e métodos de poda no dia 26.

Outra experiência será a “Agroecologia e Agricultura Orgânica: a Interação entre o Ser Humano e a Natureza”, com a visita à Reserva Natural do Patrimônio Natural (RPPN) Duas Cachoeiras, em Amparo, no dia 29, para aprender sobre temas como agricultura orgânica, transgênicos, agrotóxicos e sistemas agroflorestais.

Já o Sesc São Caetano promoverá as oficinas de sustentabilidade em pequenos espaços, e ensinará técnicas de mini composteira, no dia 08, mini horta, no dia 15, e cozinha PANC, no dia 22; além da visita à horta da unidade e da mostra de agroecologia, no 29/6.

As atividades fazem parte da ação organizada e apresentada pelo projeto Ideias e Ações para Um Novo Tempo, vinculado ao programa de Educação para a Sustentabilidade do Sesc São Paulo. O projeto envolve as 40 unidades do Sesc no estado - que apresentam juntas, durante todo o mês de junho, mais de 200 atividades, com o propósito de aproximar, educar, estimular conversas, saúde, bem-estar e empreendedorismo ao mesmo tempo em que conscientiza e promove qualidade de vida.

Além da programação especial em todas as unidades, o Sesc SP apresenta a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – o melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), entre os dias 12 e 15, no Sesc Sorocaba, com palestras de importantes nomes do ativismo socioambiental, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara, Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais. A realização é em parceria com a ESALQ/USP - Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.

A programação completa por unidade e detalhes sobre a conferência estão disponíveis em <http://bit.ly/2LxzaQP >.

SERVIÇO

SESC SÃO CAETANO

RUA PIAUÍ, 554

TEL: (11) 4223- 8800

Oficina “Mutirão Verde”

O público é convidado para conhecer a horta orgânica do Sesc São Caetano e trocar experiências de plantio a partir da permacultura, colocando a mão na terra para cuidar desse espaço vivo e coletivo.

Com Coletivo Dente de Leão.

Terças, 04 e 18 de junho de 2019, das 15h às 17h

Grátis

Livre

Não é necessário inscrever-se

Oficina “Sustentabilidade em Pequenos Espaços: Mini Composteira”

Ao construir uma composteira que se adapta a espaços reduzidos ou baixo volume de consumo, os participantes aprendem que não é preciso ter um grande espaço aberto para plantar e realizar um ciclo ecológico.

Com Coletivo Dente de Leão.

Sábado, 08 de junho de 2019, das 10h às 12h

Grátis

6 anos

Senhas 30 min antes

Oficina “Sustentabilidade em Pequenos Espaços: Mini Horta”

Quem disse que horta precisa de quintal? A atividade ensina técnicas de plantio em pequenos vasos ou estruturas, com plantas comestíveis adequadas para baixa iluminação ou espaço reduzido.

Com Coletivo Dente de Leão.

Sábado, 15 de junho de 2019, das 10h às 12h

Grátis

6 anos

Senhas 30 min antes

Oficina “Sustentabilidade em Pequenos Espaços: Cozinha PANC!”

Os participantes aprendem a reconhecer, manusear e preparar algumas PANCs (plantas alimentícias não convencionais), utilizadas em receitas simples com alto valor nutricional e de fácil preparo cotidiano.

Com Gabriel Zei.

Sábado, 22 de junho de 2019, das 10h às 12h

Grátis

12 anos

Senhas 30 min antes

Vivência “Diário da Natureza”

Dividida em três partes, a atividade convida o público para experimentar o tempo e o espaço de maneira mais leve e livre, com exercícios sensoriais e de concentração, caminhada e observação de detalhes e grandezas.

Com Renata Maia e Patrícia Schubert.

Sábado, 22 de junho de 2019, das 14h às 17h

Grátis

Livre

Senhas 30 min antes

Mostra de Agroecologia

Espaço de troca de saberes e experiências no campo da agroecologia. O público poderá conhecer sobre o trabalho dos produtores e revendedores locais da região do ABC e adquirir seus produtos.

Livre.

Sábado, 29/6, das 10h às 16h.

Entrada Gratuita.

Não é necessário retirar ingressos.

Vivência “O que Sopram as Árvores?”

Nessa intervenção, a artesã valoriza a simplicidade e os espaços férteis. Com a ajuda do público, serão instaladas folhas bordadas com memórias e afetos que permeiam a relação com a natureza.

Com Clarice Borian.

Sábado, 29 de junho de 2019, das 14h às 16h

Grátis

Livre

Não é necessário retirar ingressos

Vivência “Visite a Nossa Horta!”

Você sabia que temos uma horta coletiva? Conheça o espaço com o Coletivo Dente de Leão e troque experiências, curiosidades e informações sobre as espécies plantadas e as técnicas de plantio.

Sábado, 29 de junho de 2019, das 14h às 16h

Grátis

Livre

Não é necessário inscrever-se

SESC SANTO ANDRÉ

RUA TAMARUTACA, 302

TEL: (11) 4469-1200

Curso “Técnicas de Captação de Água da Chuva”

É um dos métodos mais eficientes para a reutilização de recursos naturais. No dia 8, o coletivo mostra como construir sua própria cisterna; no dia seguinte, há mutirão de instalação em uma escola estadual.

Com Sossé Amandy.

No Sesc Santo André: 8/6. Sábado, 14h às 16h

Na EE Generoso ( Av. Dom Pedro I, 2572): 9/6. Domingo, 12h às 17h.

Livre

Senhas 30 min antes

Vivência “Horta Aberta: Agrofloresta”

A agrofloresta é um conceito que retoma a origem ancestral da natureza, reunindo agricultura, preservação e recomposição ecológica das florestas com produção de alimentos para humanos.

Com Sossé Amandy.

Quarta-feira, 12 de junho, das 14h às 16h

Livre

Grátis

Senhas 30 min antes

Aula Aberta “Meio Ambiente é onde Estou”

O meio ambiente consiste em todos os espaços em que vivemos: urbano, rural e até nosso trabalho. A atividade apresenta práticas de Comunicação Não Violenta como alternativa de transformação para o espaço em que habitamos, com ênfase no contexto urbano.

Com Karoline Rempel.

Voltada aos idosos: 19/6.Sábado, 14h às 16h.

Gratis

Senhas 30 min antes

Vivência “Horta Aberta: Plantas Medicinais”

As plantas medicinais são uma ferramenta potente para a cura e aprendizado, além de contribuir para a saúde e o bem-estar do ecossistema e de quem as consome.

Com Sossé Amandy.

Sábado, 22 de junho, das 11h às 14h

Livre

Grátis

Senhas 30 min antes

Vivência “Horta Aberta: Métodos de Poda”

Utilize o espaço de nossa horta para aprender conceitos básicos de poda e jardinagem, compartilhando mudas e maneiras de podar cada tipo de planta.

Com Sossé Amandy.

Quarta-feira, 26 de junho, das 14h às 16h

Livre

Grátis

Senhas 30 min antes

Passeio “Agroecologia e Agricultura Orgânica: A Integração entre o Ser Humano e a Natureza”

Vamos conhecer parte da Reserva Natural do Patrimônio Natural (RPPN) Duas Cachoeiras, em Amparo (SP), para aprender sobre temas como agricultura orgânica, transgênicos, agrotóxicos e Sistemas Agroflorestais.

Com Guaraci Diniz Jr.

Sábado, 29 de junho, às 6h30

Livre

R$ 225; R$ 165 (SSS); R$ 150 (TTT). Inclui almoço e ingressos.

Inscrições na Central de Atendimento

Comente aqui