Data: 08/11/2018 11:11 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Quais são as alternativas que podem competir com o Bitcoin?


Crédito: Pixabay

Muito embora 2018 tenha sido um ano fraco para o Bitcoin, em 2019 muitos analistas esperam que o Bitcoin continue sendo um dos melhores investimentos. Mas além do Bitcoin, existem alternativas que ainda têm muitas cartas para dar.

Todo mundo fica tão ligado no Bitcoin que até se esquece que tem outras moedas por aí que podem vir a ultrapassá-lo. Isso se daria pelo simples fato de que conseguiram implementar características que as permitiram solucionar problemas que o Bitcoin não consegue resolver.

As características das criptomoedas
No mundo da criptomoedas existem inúmeras variedades. Cada uma delas apresenta uma especificidade que muitas vezes vem para aperfeiçoar ou adicionar outras características que não encontramos no Bitcoin, como é o caso do Ethereum. Em suma, as características de uma criptomoeda definem o potencial da mesma ter sucesso ou não. Vamos então dar uma olhada em algumas das criptomoedas que são excelentes alternativas ao Bitcoin:

Ethereum – ETH
O Ethereum está atualmente em segundo lugar no mercado das criptomoedas. A plataforma Ethereum foi a primeira a desenvolver com sucesso a possibilidade da criação de contratos inteligentes que são feitos através da sua blockchain. O Ethereum possibilitou ainda o desenvolvimento de dApps (Aplicações descentralizadas correndo em cima da blockchain). Atualmente são muitas as aplicações a serem desenvolvidas na plataforma Ethereum. Segundo uma avaliação sobre diferentes criptomoedas do Guia do Bitcoin, o preço do Ethereum também já passou por quedas, mas no início do ano ele rondava os US $1000.

Litecoin – LTC
O Litecoin foi originalmente criado como uma alternativa mais rápida ao Bitcoin. Além disso, o Litecoin pretendia mitigar o problema dos computadores especialmente produzidos para mineração de Bitcoin chamados de ASIC.

O Litecoin é também considerado uma versão lite do Bitcoin, com taxas de transação mais baratas e muito mais rápidas.

Ripple – XRP
O protocolo Ripple está sendo adotado por bancos e redes de pagamento como tecnologia de infra-estrutura de liquidação. O Ripple está sendo usado por gigantes financeiros como Santander, UBS ou UniCredit. Ripple é também uma proposta interessante e atualmente ocupa o quarto lugar no mercado das criptomoedas.

IOTA
O IOTA é um sistema distribuído alternativo à blockchain. O IOTA apresenta uma rede distribuída sem recurso a uma blockchain num processo chamado Tangle.

O projecto IOTA é sem dúvida o mais futurista. O IOTA vai ser uma peça fundamental na próxima revolução da robótica e da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT). Nesta revolução todos os dispositivos vão estar conectados na rede e ser capazes de tomar decisões autônomas. O IOTA já está preparado para suportar transações M2M (Machine to Machine), o que quer dizer que robôs ou carros inteligentes no futuro vão poder pagar autonomamente seus consumos. Grandes nomes da Indústria como Volkswagen, Bosch e Fujitsu já assinaram acordos de cooperação com a equipe da IOTA.

Zilliqa – Zil
Zilliqa é uma plataforma que pretende competir ao mesmo tempo com o Ethereum e o EOS. Além de suportar contratos inteligentes, Zilliqa desenvolveu uma tecnologia que lhe possibilita aumentar exponencialmente o número de transações à medida que a sua rede de Nodes vai aumentando, resolvendo assim o problema da escalabilidade. O preço de Zilliqa é muito baixo, o que o torna um grande atrativo de investimento para quem está começando no mercado financeiro de criptomoedas.

Todas essas criptomoedas apresentam propostas alternativas ao Bitcoin e cada uma delas tem seu determinado potencial, apresentando diferentes soluções para muitas das limitações da criptmoeda original. Na verdade, é muito bom que isso aconteça, porque assim o mercado fica mais competitivo e o próprio desenvolvimento da tecnologia se beneficia.

Muita gente parece ainda estar obcecada pelo Bitcoin, mas a indústria das criptomoedas está crescendo e se inovando, com muitos dos projetos mais recentes merecendo atenção.

Comente aqui