ABC Mobilidade

Para a Metra, trólebus é opção para mobilidade sustentável

Corredor ABD possui quase 100 trólebus e é modelo de transporte coletivo sustentável e de padrão de qualidade internacional, com redução da emissão de 21 mil toneladas de gás carbônico

  • Data: 22/04/2019 13:04
  • Alterado: 22/04/2019 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Metra
Para a Metra

Crédito:divulgação/Metra

Para a Metra Transportes, a maior utilização do trólebus proporcionaria grandes vantagens e benefícios para a mobilidade urbana, para a preservação ambiental e para os usuários. O modal, de tecnologia limpa e que completa, neste dia 22 de abril, 70 anos de funcionamento em São Paulo, é um dos mais viáveis econômica e tecnicamente para a realidade das grandes cidades.

Um dos melhores exemplos de utilização bem-sucedida do trólebus no Brasil é o Corredor ABD, que tem extensão total de 33 quilômetros, entre os bairros de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, e Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, e outros 12 quilômetros na extensão entre Diadema e a estação Berrini da CPTM, na zona Sul de São Paulo. Atualmente, quase 100 trólebus operam no Corredor ABD, classificado como o modo de transporte mais satisfatório na Região Metropolitana de São Paulo, com aprovação de 86,7% dos usuários e clientes. O sistema atende mais de 300 mil passageiros por dia, tem velocidade média operacional de 21 km /h e o intervalo médio considerando todas as partidas nos dias de semana é de três minutos.

Diferentemente do que muitos acreditam, o trólebus é um meio de transporte sustentável, indicado para os dias de hoje e para o futuro. Com o avanço das tecnologias, os veículos foram modernizados, ganharam baterias e não dependem mais exclusivamente da rede aérea de fios, o que permite percorrer trechos sem estarem conectados à fiação elétrica. A autonomia depende do banco de baterias e outros fatores como topografia e ocupação. Os modelos mais modernos de trólebus também possuem hastes flexíveis, para absorver os impactos devido às ondulações da via, e alavancas pneumáticas, sem a necessidade de o motorista manipular as cordas das alavancas para conectar à rede.

Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra Transportes, o trólebus é uma das opções mais viáveis e sustentáveis para reduzir as emissões de gases poluentes e ruídos nas cidades “Para nós da Metra, o trólebus é um veículo ambientalmente correto e tem papel fundamental para alcançar as metas de redução da poluição por ser uma tecnologia amplamente conhecida e de baixo custo em comparação com outras alternativas, como ônibus elétricos com bateria, a hidrogênio ou mesmo a gás”, explica.

Trólebus do Corredor ABD reduzem emissão de 21 mil toneladas de gás carbônico

Os 96 trólebus da Metra que operam no Corredor ABD colaboram significativamente para a preservação ambiental e melhora da qualidade do ar e do bem-estar da Grande São Paulo, segundo dados da EMTU. O levantamento refere-se ao período entre janeiro de 2017 e outubro do ano passado e levam em conta o ano de fabricação dos veículos em comparação com os ônibus movidos a diesel do mesmo tamanho.

Além da redução na emissão de dióxido de carbono, os trólebus da Metra colaboram com a redução de outros poluentes prejudiciais à saúde, como 104 toneladas de (NOx), óxido de nitrogênio relacionado inclusive a casos de câncer e de 1,7 tonelada de materiais particulados, tipo de poluente que pode entrar facilmente na corrente sanguínea, além de poupar 8,1 milhões de litros no consumo de óleo diesel.

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados