Data: 21/06/2018 15:29 / Autor: Redação / Fonte: Bossa Comunicação

Mercado Buenos Artes celebra edição especial de Festa Junina

40ª edição será a primeira do MBA que passa a ser organizada pelo Instituto Design Público (IDP) para incentivar o direito à cidade e a economia criativa para a ressignificação dos espaços


Mercado Buenos Artes
Mercado Buenos Artes

Crédito: divulgação

Em clima de São João, o Mercado Buenos Artes retorna à Praça Dom José Gaspar, em São Paulo, no dia 23 de junho, com cerca de 50 expositores alinhados ao consumo consciente e integrantes de um evento que prima pela valorização dos espaços públicos e, sobretudo, o convívio entre os moradores locais.

Para essa edição, a idealizadora do evento, Mari Pini, integra o MBA na proposta da organização social Instituto Design Público (IDP) para reforçar seu comprometimento para com a integração da paisagem cultural em relação aos seus usuários, à cidade. A partir de uma rica programação artística, entre pocket shows e oficinas, além da promoção do consumo consciente presente nas criações dos expositores, o MBA se firma no cenário cultural da cidade como um mercado itinerante que percorre espaços públicos a fim de ocupá-los com o melhor do artesanato contemporâneo.

A consolidação do MBA nesse espaço deve-se, sobretudo, pelo diferencial em trazer por meio do evento a questão ligada à valorização dos espaços públicos, utilizando um modelo de responsabilidade territorial que conta com a participação dos atores locais, como instituições culturais, comércio, moradores e usuários, com fins de gerar melhorias no patrimônio público e aproximar a população de algo que lhe pertence.

Dentre os expositores, moda, arte, beleza e bem estar, papelaria e decoração ganham espaço em conjunto com o melhor da gastronomia. Permeados pelo incentivo ao design nacional e a cultura do feito à mão, o MBA tem como um de seus pilares o incentivo ao consumo responsável por meio da compra de pequenos produtores – premissas originais da fundação do Mercado Buenos Artes.

O evento, que conhecido por transitar entre praças e parques da capital paulistana, já tomou conta de espaços como o Parque Buenos Aires, onde criou um cotidiano cultual aos domingos em Higienópolis. Dessa vez, se propõe a constituir uma ação social com o apoio da Biblioteca Mário de Andrade, Paribar, Maringá Turismo, Hey Sampa e Cachaçaria do Rancho para tornar a 40ª edição ainda mais especial e com propósito de integração social.

Samba, jazz, forró e pop rock prometem dominar o som durante toda a tarde, com os artistas Paula Souto e Guilherme Multisambofônico, e desejos poderão ser escritos na Árvore dos Desejos – como na instalação de Yoko Ono. Ainda como novidade, o público poderá se inscrever para um passeio pelo acervo circulante da Biblioteca, além da parceria com o coletivo Hey Sampa, responsável pelo giro em torno da Praça Dom José Gaspar, repleta de história, memória e valores culturais.

SOBRE O MBA

MBA (Mercado Buenos Artes) é um evento itinerante com o propósito de valorizar os espaços livres públicos, incentivando a economia criativa, promovendo pequenos produtores e o mercado justo de design, produtos sustentáveis, moda, gastronomia e música, para o convívio dos usuários locais, moradores, cidadãos, turistas e o público em geral, gerando trocas e experiências.

O MBA, organizado por Mari Pini, nasceu no Parque Buenos Aires, em junho de 2016, período em que a realizadora cultural integrava o Conselho Gestor, com o intuito de gerar benefícios ao Parque e oferecer contrapartidas, ser agente e doador. Em um ano, foram produzidas 30 edições, representando uma média de dois eventos por mês.

SERVIÇO

Mercado Buenos Artes – Festa Junina da Praça Dom José Gaspar

23 de junho, das 11h às 19 horas

Praça Dom José Gaspar, República

Comente aqui