ABC Educação

Jogo permite que crianças aprendam sobre teias alimentares

Projeto foi desenvolvido por equipe de centro de pesquisa sediado na UFSCar

  • Data: 11/06/2018 11:06
  • Alterado: 11/06/2018 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: CCS-UFSCar
Jogo permite que crianças aprendam sobre teias alimentares

Crédito:reprodução

Na natureza, um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam, formando as chamadas teias alimentares. Também conhecidas por redes alimentares, elas representam, justamente, as muitas relações entre os organismos de um ecossistema. Crianças e adolescentes agora podem aprender brincando sobre as teias alimentares no jogo “Quem come o quê”, disponível no Portal Ludo Educativo (www.portal.ludoeducativo.com.br), projeto do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A proposta do “Quem como o quê” é estimular o jogador a montar várias teias alimentares diferentes, seguindo padrões em um tabuleiro. Para isso, é necessário entender quais animais se alimentam do que e também saber sobre as relações entre os organismos dentro da teia alimentar. A cada etapa concluída, um novo desafio é lançado. Além disso, o jogo conta com o modo de tempo, permitindo ao participante acumular pontos e integrar o ranking do Ludo Educativo.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária criado em 2012 que desenvolve e disponibiliza jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água e a preservação do meio ambiente, entre muitos outros. “As crianças precisam ser educadas e, hoje, o uso da informática por intermédio de jogos é uma forma didática e agradável de ensinar e aprender sobre diversos temas”, defende Elson Longo, coordenador do CDMF.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu na UFSCar e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), que atua em parceria com o CDMF, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CDMF também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UFSCar, Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

O jogo “Quem como o quê” pode ser acessado em www.portal.ludoeducativo.com.br e também está disponível para download no sistema Android.

Compartilhar:

  • Data: 11/06/2018 11:06
  • Alterado: 11/06/2018 11:06
  • Redação
  • CCS-UFSCar









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados