ABC Oficina

Estudantes constroem aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign

Sete equipes da Grande São Paulo (três da Capital, três de São Bernardo e uma de São Caetano) integram as 95 inscritas nesta edição, sendo 88 brasileiras e sete estrangeiras

  • Data: 20/10/2016 10:10
  • Alterado: 20/10/2016 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Companhia de Imprensa
Estudantes constroem aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign

Crédito:Divulgação

Mais de 1.300 participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 77 instituições de ensino superior do Brasil (18 Estados e Distrito Federal) e do Exterior(México, Polônia e Venezuela) na competição em

Esta edição contará com 22 equipes de São Paulo, 17 de Minas Gerais e sete do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro e Paraná serão representados por seis cada. Santa Catarina possui cinco equipes. Rio Grande do Norte aparece com quatro. Pernambuco e Distrito Federal têm três equipes cada. Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso e Paraíba, com duas. Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Sergipe estão com uma equipe cada. Participarão, ainda, quatro equipes da Venezuela, duas do México e uma da Polônia.

ABC

Veterana na competição, a equipe Harpia AeroDesign UFABC, da Universidade Federal do ABC, apostou em redução de peso e melhoria do processo construtivo

Também representarão o ABC as equipes FEI com a Equipe Regular e FEI Micro, do Centro Universitário da FEI; e Obelix, do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para estimular a criatividade das equipes, o Comitê Técnico criou novos desafios para as três categorias de aeronaves.

Na Competição SAE BRASIL AeroDesign, as avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2017, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

Serviço:
18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Data :3 a 6 de novembro
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/ SP

Programação:
Dia 3 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 4, 5 e 6 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.

Total de equipes inscritas = 95
? estrangeiras = 7
? de equipes brasileiras: 88
? de instituições de ensino: 77
? médio de estudantes inscritos: 1.000
? equipes: Classe Micro: 25 / Classe Regular: 60 / Classe Advanced: 10

Compartilhar:

  • Data: 20/10/2016 10:10
  • Alterado: 20/10/2016 10:10
  • Redação
  • Companhia de Imprensa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados