Data: 17/08/2016 09:17 / Autor: Joyce Cunha / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Estudantes colombianos visitam Agência GABC e Consórcio Intermunicipal

Delegação que visitou as entidades regionais conhecerá universidades e empresas locais para ampliar conhecimento e complementar formação acadêmica


Delegação colombiana de estudantes da Universidade Tecnológico de Antioquia
Delegação colombiana de estudantes da Universidade Tecnológico de Antioquia

Crédito: João Victor Rocha/AGABC

Na manhã desta terça-feira, dia 16, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC receberam delegação colombiana de estudantes da Universidade Tecnológico de Antioquia, situada em Medellin. O encontro, realizado na sede do Consórcio, faz parte de agenda do grupo, que chegou ao Grande ABC por intermédio da ONG Opção Brasil, de São Caetano do Sul, que trabalha para integrar estudantes em toda a América do Sul e promover a internacionalização do ensino.

A coordenadora Jurídica da Agência de Desenvolvimento Econômico GABC, Amanda Colombo, e o diretor Jurídico do Consórcio, Leandro Piccino, conversaram com os visitantes sobre a formatação e a missão das entidades regionais, que trabalham para promover o desenvolvimento dos sete municípios do ABC.

 “A Agência de Desenvolvimento do Grande ABC é a primeira entidade neste formato, que reúne, em um único espaço, prefeituras, sindicatos, universidades, associações comerciais e o Polo Petroquímico. A entidade trabalha com ações de fomento a negócios, de estímulo à inovação e de incentivo à ampliação e diversificação de mercados, atendendo, especialmente, micro e pequenas empresas de nossas cidades. Contamos, para isso, com importantes parceiros, a exemplo do Sebrae Nacional e da Agência Brasileira de Exportação, a Apex-Brasil”, explicou Amanda.

O diretor Jurídico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Leandro Piccino, falou sobre a concepção e a estrutura técnica da entidade regional, além de destacar ações em andamento, entre elas a remoção de famílias da região que residiam em área de risco e o projeto Casa Abrigo, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

 “É importante ressaltar que, embora não haja nenhum dispositivo estatutário ou na formatação de consórcios públicos, todos os assuntos pautados em Assembleia Geral de prefeitos são discutidos e são buscadas as devidas soluções, sem serem consideradas questões político partidárias. Isso demonstra a maturidade do trabalho desenvolvido em nossa região”, frisou.

Os 16 visitantes da delegação colombiana, que estudam negócios, comércio exterior e administração, conhecerão durante esta semana universidades e empresas da região, entre elas a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a Universidade Metodista de São Paulo e a Omnisys, empresa brasileira situada em São Bernardo do Campo que fabrica produtos com alta tecnologia empregada para o setor de defesa.

Entre os estudantes que conheceram o trabalho da Agência GABC e do Consórcio Intermunicipal GABC estava Isabela Villa, de 19 anos. “Achei a região muito interessante, pois há espaço para fazer projetos, trabalhar e estudar. Isso permite o desenvolvimento das cidades”, opinou.

Comente aqui