ABC Teatro

Espetáculo reencena prólogos teatrais das sessões de cinema silencioso

Parte de projeto de pesquisa, evento acontece em 30 de junho, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo

  • Data: 25/06/2018 12:06
  • Alterado: 25/06/2018 12:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: CCS-UFSCar
Espetáculo reencena prólogos teatrais das sessões de cinema silencioso

Crédito:

No dia 30 de junho, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo será palco de uma espécie de viagem no tempo, ao sediar o evento “Prólogos do Cinema Silencioso no Brasil”. Na ocasião, serão reencenados os prólogos cômicos – apresentações de palco, geralmente acompanhadas por números musicais e de dança – que aconteciam antes da exibição dos filmes estrangeiros na época do cinema silencioso. O evento é uma realização do projeto IntermIdia, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a University of Reading (UoR – Reino Unido), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Arts and Humanities Research Council.

A programação começa às 15 horas, com a mesa “Prólogos Cinematográficos – uma prática intermidiática”, que terá a participação dos pesquisadores da UoR Lúcia Nagib (coordenadora geral do projeto), John Gibbs e Lucy Tyler e de suas colegas do PPGIS Luciana Corrêa de Araújo (docente do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, coordenadora do projeto no Brasil) e Margarida Maria Adamatti (que realiza pós-doutorado na UFSCar). Integra a mesa também Thiago Reis Vasconcelo, Diretor da Companhia Antropofágica (www.antropofagica.com), que encenará os prólogos. Em seguida, a partir das 17 horas, a exibição de “Epidemia de Jazz” (James Cruze, 1925) será precedida do prólogo “À maneira de Pirandello…” e, no segundo programa, o prólogo “O vaqueiro estilizado” precede a exibição de “O vaqueiro” (Buster Keaton, 1925). Mais informações sobre essa programação podem ser conferidas no folheto do evento (acessível no link http://bit.ly/prologos_flyer).

IntermIdia

O foco do projeto IntermIdia é a natureza do cinema como mistura de artes e mídias e a construção da primeira história intermidiática do cinema brasileiro, de modo a explorar a intermidialidade como método historiográfico. Além da pesquisa e da realização de congressos e oficinas no Brasil e no Reino Unido, entre outras ações, o projeto prevê os chamados “eventos de impacto”, para compartilhar seus resultados com a comunidade e possibilitar ao público conhecer de perto um pouco da história intermidiática do cinema brasileiro. A previsão é que os “Prólogos do Cinema Silencioso no Brasil” sejam exibidos também no Reino Unido, em dezembro deste ano. A entrada no evento do MIS é gratuita, e o Museu fica na Av. Europa, 258, no Jardim Europa, na cidade de São Paulo. Mais informações sobre o IntermIdia estão no site do projeto, em https://research.reading.ac.uk/intermidia/.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 25/06/2018 12:06
  • Alterado: 25/06/2018 12:06
  • Redação
  • CCS-UFSCar









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados