Data: 25/04/2018 09:06 / Autor: Redação / Fonte: Cunha Vaz Brasil

Consulado Geral de Portugal em SP lança o Experimenta Portugal ‘18

Calendário vai de maio a julho, oferecendo mais de quinze eventos


O já conhecido circuito cultural luso-brasileiro está de volta à capital paulista com um número recorde de eventos: é o Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover o intercâmbio entre Brasil e Portugal no âmbito da arte, sociedade e cultura.

Em sua quarta edição, o Experimenta terá sua programação estendida neste ano, iniciando já em maio, por conta das comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa (4 e 5 de maio). A partir daí, serão mais de quinze atrações abertas ao público paulista, em diversos espaços culturais espalhados pela maior cidade lusófona do mundo.

Estas atividades ilustram o momento único de conexão e colaboração que São Paulo e Portugal estão vivendo, no qual as fronteiras da história foram complementadas por um diálogo vivo, criativo e renovado, nas mais diversas áreas: música, cultura e criação artística, tecnologia, economia, gastronomia, design, dentre tantas outras. “A cada ano alargamos o nosso calendário e a oferta de eventos, e esta será a maior de todas as edições do Experimenta desde a criação desta chancela paulistana em 2014”, afirma Paulo Lourenço, cônsul geral de Portugal em São Paulo.

O Experimenta ’18 será especial para o Cônsul Geral, que está na fase final de seu mandato. “Fico feliz de ver que o Experimenta se consolidou na agenda cultural da cidade, sendo hoje tão português quanto paulista. O seu sucesso resulta quer do interesse com que foi recebido pela sociedade e pelas instituições de São Paulo, quer do esforço dos criadores, empresas e comunidade portuguesa num momento em que as relações entre Brasil e Portugal se adensam”, completa Lourenço.

Programação vai até julho

A abertura oficial será no dia 4 de maio, com um seminário sobre o filósofo e escritor português Agostinho da Silva, no SESC Bom Retiro. Em 5 de maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa, o Consulado abre outra mesa redonda sobre as relações da escritora Hilda Hilst com Portugal (em parceria com a Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP). Ainda no dia 5, com o apoio da Embaixada de Portugal e a EDP, Gilberto Gil e Carminho se apresentam na Sala São Paulo com o Concerto Letras de Luz.

A programação do mês ainda inclui o Prove Portugal, evento que promove um intercâmbio entre chefs portugueses e brasileiros, o Cine Lusco Fusco, ciclo de cinema realizado no Consulado, e o 1º Festival Luso Brasileiro de Comédia, com comediantes dos dois países se reunindo na Unibes Cultural.

Em junho, no dia 10, o Consulado abre as portas para o hasteamento da bandeira nacional em honra do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Outra atração do dia será uma apresentação do rapper e professor de português Vinicius Terra. Além desse, mais dois shows acontecerão no mês: Miguel Araújo se apresenta com Marcelo Jeneci na Sala São Paulo (16 de junho), e a banda portuguesa Senza faz seu som na Unibes Cultural (18 de junho).

O mês ainda terá ampla programação de filmes lusos no Ciclo de Cinema SP Cine (16 a 23 de junho); o Vinhos de Portugal, maior evento vinícola luso-brasileiro, que acontece no Shopping JK Iguatemi (8 a 10 de junho); a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica em diálogo criativo com o artista plástico português João Alexandrino, no Memorial da América Latina (22 de junho); quatro exposições portuguesas na Linha Amarela do Metrô (1º a 29 de junho); e a abertura da exposição Design Especial Irmãos Campana, que vai de 30 de junho a 30 de julho, no Consulado Geral, e traz peças especialmente desenvolvidas em cortiça portuguesa pelos renomados artistas brasileiros.

A programação do Experimenta também inclui a inauguração num espaço público de São Paulo de obra do artista plástico Bordalo II, conhecido por suas obras a partir do lixo e materiais descartados e a entrega dos prêmios do Concurso de filmes #PortugaleEu, lançado aos estudantes da rede pública paulista, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Durante três meses, São Paulo será um pouco mais portuguesa, e o público terá uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da arte e cultura da Terra de Camões, em um diálogo cada vez mais intenso e criativo com o Brasil.

Comente aqui