ABC Saúde

Consórcio planeja sensibilização para doação de órgãos e tecidos

Objetivo é promover ações de conscientização permanentes para a população e a capacitação técnica dos profissionais de Saúde em relação à coleta dos órgãos

  • Data: 23/05/2017 14:05
  • Alterado: 15/08/2023 22:08
  • Autor: Rodolfo Albiero
  • Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Consórcio planeja sensibilização para doação de órgãos e tecidos

Reunião do GT Saúde

Crédito:Divulgação/Consórcio ABC

A sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos nas sete cidades passa a contar com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O objetivo é promover ações de conscientização permanentes para a população e a capacitação técnica dos profissionais de Saúde em relação à coleta dos órgãos.

Durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, nesta terça-feira (22), os secretários de Saúde da região receberam a fundadora do Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES), Wilma de Moraes Carvalho Rosa, que apresentou o projeto para a implantação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) na região. O pleito foi protocolado junto ao governo estadual, mas a iniciativa não avançou por questões de financiamento.

O coordenador do GT Saúde do Consórcio e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, ressaltou que a instalação de uma OPO seria benéfica para a região. No entanto, como a iniciativa extrapola a esfera das secretarias municipais, é necessário verificar também a conjuntura econômica.

“Hoje, o ABC é atendido pelos hospitais São Paulo e Dante Pazzanese nos casos de doação de órgãos. Seria conveniente que as sete cidades fossem autossuficientes nesta questão, mas é preciso analisar também a questão financeira”, afirmou Reple.

Atualmente, todos os municípios da região contam com uma Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos (Cidot), responsáveis pela triagem no processo de doação. Por meio de ações de conscientização permanente da população e capacitação técnica dos profissionais da área, o objetivo é estimular os transplantes, disse o coordenador do GT Saúde.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, afirmou que a entidade regional vai enviar ofício à Central de Transplantes, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, para verificar a viabilidade operacional e financeira para instalação da OPO. “O Consórcio apoia a causa, mas a implantação depende de recursos financeiros para a sua viabilização. Ao mesmo tempo, queremos incentivar a população do Grande ABC para o gesto nobre da doação de órgãos e tecidos”, justificou Palacio.

Compartilhar:

  • Data: 23/05/2017 02:05
  • Alterado: 15/08/2023 10:08
  • Rodolfo Albiero
  • Consórcio Intermunicipal Grande ABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados