Data: 18/04/2019 15:48 / Autor: Cadu Proieti / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Consórcio faz visita à Brasília e busca verba para programa Casa Abrigo

Secretário-executivo, Edgard Brandão esteve na capital federal no dia 17 de abril para tratar de pautas das sete cidades


Reunião na Secretaria Nacional de Políticas Públicas do MDH
Reunião na Secretaria Nacional de Políticas Públicas do MDH

Crédito: Divulgação/Consórcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou duas importantes reuniões com o Governo Federal em Brasília nesta quarta-feira, 17 de abril, uma com o Ministério do Desenvolvimento Regional, MDR, e outra com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, MDH. As agendas foram articuladas pelo assessor de Programa e Projetos do Consórcio ABC, Mauricio Malcher, que trabalha no escritório da entidade regional da capital federal.

Em visita a Brasília, o secretário-executivo da entidade que representa as cidades do ABC, Edgard Brandão, acompanhado do diretor jurídico do Consórcio, Eduardo Barros de Moura, se encontrou pela manhã com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, João Mendes da Rocha Neto. Na reunião, acordou-se que o integrante do ministério virá ao ABC no próximo mês, junto com técnicos da pasta federal, para diálogo com representantes das sete prefeituras.

Na agenda, prevista para ocorrer em 21 e 22 de maio, Rocha Neto deve dar detalhes aos municípios da região sobre o funcionamento do MDR, criado pelo Governo Federal em janeiro para integrar políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo, iniciativas que antes estavam sob responsabilidade dos antigos ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

“A reunião foi muito produtiva e serviu para já marcarmos essa visita dos técnicos do MDR à sede do Consórcio, em Santo André. A pauta desse encontro ainda será alinhada entre as partes. Temas importantes para o Grande ABC, como mobilidade e combate às enchentes, com certeza devem ser debatidos”, afirmou Brandão.

Durante a tarde, os representantes do Consórcio se encontraram com a assessora da Secretaria Nacional de Políticas Públicas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Rose Rozendo. O objetivo da reunião foi buscar recursos para ampliação do Programa Casa Abrigo Regional, financiado pelas prefeituras do ABC a fim de realizar o acolhimento de mulheres em situação de risco de morte por conta da violência doméstica. Também houve discussões sobre outras políticas públicas dos municípios relacionadas à pasta federal.

Foi realizada, ainda, a reunião mensal do secretário-executivo do Consórcio com o representante da entidade em Brasília. “Alinhamos propostas de atuação das prefeituras do ABC junto ao Governo Federal e Congresso para os próximos 30 dias”, declarou Brandão.

Reunião no MDR
Reunião no MDR

Crédito: Divulgação/Consórcio

Comente aqui