Data: 28/06/2018 13:44 / Autor: Redação / Fonte: CDN Comunicação

Centro de Memória Bunge guarda registros das Copas de 1978 e 1982

Publicações anunciavam a chegada das transmissões ao vivo e em cores e entrevista com Bellini, capitão da seleção de 58 que representou o Brasil na abertura da Copa da Espanha


Crédito: divulgação

O Centro de Memória Bunge, um dos principais acervos de memória empresarial do Brasil, guarda exemplares históricos da Revista Sanbrino sobre as Copas de 1978, na Argentina, e de 1982, na Espanha. A publicação circulou entre os colaboradores da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA) entre os anos 1960 e 1980.

O exemplar sobre a Copa de 78, primeira a ser transmitida ao vivo e em cores para todo o território nacional, informava que os municípios de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Macapá (AP), seriam interligados à Rede Nacional de Televisão e que os torcedores destas regiões poderiam assistir aos jogos ao vivo e a cores. Na Argentina, onde a Copa foi realizada, ainda não havia o sistema de transmissão em cores.

O texto também destaca a “Tango”, nome dado a bola dos jogos, fabricada no Brasil e pintada na França. A bola da Copa deste ano, na Rússia, é interativa, com chip interno que permite a comunicação com smartphones e tablets através de aplicativo.

Já o exemplar sobre a Copa de 1982, na Espanha, anunciava Hideraldo Luíz Bellini como representante do Brasil na cerimônia de abertura. O ex-zagueiro Bellini, que morreu em março de 2014, foi capitão da seleção de 1958, quando o Brasil ganhou o mundial pela primeira vez. Ele foi quem imortalizou o gesto de levantar a taça de campeão sobre a cabeça. À época, em entrevista à Revista Sanbrino, Bellini deu detalhes do que o time da Copa de 58 esperava.

Serviço:

Todo o acervo do Centro de Memória Bunge está disponível na internet e também pode ser visitado pessoalmente, mediante agendamento.

Endereço:  Rua Diogo Moreira, 184, Pinheiros, São Paulo.

Telefone: (11) 3914-0846

Site: www.fundacaobunge.org.br/acervocmb.

Comente aqui