ABC Mobilidade

Acompanhe o dia de greve no metrô

Trens operam em pequenos trechos; paralisação lotou as paradas de ônibus; SMT suspendeu o rodízio municipal de veículos e a cobrança de Zona Azul na capital

  • Data: 18/01/2018 08:01
  • Alterado: 18/01/2018 08:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Acompanhe o dia de greve no metrô

Crédito:

Dezenas de estações do Metrô de São Paulo amanheceram esta quarta-feira, 18, fechadas, por conta de uma greve confirmada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metroviários. A paralisação lotou as paradas de ônibus e trouxe mais veículos para as ruas já no início da manhã.

O transporte por ônibus é uma alternativa para quem tentava chegar ao trabalho, mas nem todos enxergavam viabilidade. “Estou esperando aqui porque pegar ônibus não vale a pena para mim. Chegaria muito atrasado. Caso a estação não abra, vou voltar para casa”, disse o encanador José Augusto Pereira, de 35 anos, que aguardava informações em frente à estação Jabaquara, na zona sul, e seguiria para a estação Belém, da linha 3-vermelha.

O Metrô conseguiu colocar alguns trechos em operação utilizando funcionários que não aderiram à greve. Na Linha 1-Azul, o trecho disponível, por volta das 7h, era o Ana Rosa-Luz. Na 3-Vermelha, trens percorriam o trecho entre Bresser-Mooca e Marechal Deodoro. Na 2-Verde, os trens funcionavam parcialmente entre Paraíso e Vila Madalena e na Linha-5 Lilás, de Capão Redondo até Adolfo Pinheiro.

O protesto, segundo os sindicalistas, é contra a privatização das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, marcada para ocorrer na sexta-feira, dia 19. A greve deve durar 24 horas, de acordo com o anúncio feito pelos metroviários.

Por causa da confirmação de greve, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informou que suspendeu o rodízio municipal de veículos e a cobrança de Zona Azul na capital. Carros com placas final 7 e 8 poderão circular pelo Centro expandido normalmente durante todo o dia.

COM A PALAVRA, O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE
“No Brasil, a justiça do trabalho é muito benevolente com os sindicalistas”, diz o Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, em entrevista à Rádio Eldorado. Segundo ele, uma assembleia com 120 metroviários decidiu “prejudicar quase 4 milhões de pessoas”. Ele afirmou ainda que a greve tem motivações políticas e que as privatizações da Linha 5-Lilás e 17-Ouro não vão provocar demissões.

ACOMPANHE AS ATUALIZAÇÕES
04h40 – Todas as estações amanhecem fechadas nas linhas 1- Azul, 2-Verde, 3- Vermelha, 5- Lilás e o monotrilho 15-Prata. Somente a linha 4-Amarela do Metrô, que é opera pela iniciativa privada, funciona normalmente

04h45 – Na CPTM e nos ônibus de São Paulo e região metropolitana, as operações são normais.

05h20 – Metrô diz que vai acionar plano emergencial de funcionamento.

05h37: CPTM promete reforçar atendimento com mais composições nos horários de pico

05h45: Metrô diz que a partir das 06h30 pretende abrir algumas estações principais das linha 1-Azul e 3-Vermelha

06h05: Metrô quer reabrir parcialmente as linhas 1-Azul (entre Paraíso e Luz), 2-Verde (entre Paraíso e Clínicas) e 3-Vermelha (Bresser-Mooca e Marecjal Deodoro), 5 Lilás (entre Adolfo Pinheiro e Capão Redondo)

06h08: Linha 07 Rubi da CPTM vai ser prolongada da Estação Luz até a Estação Brás. E quantidade de trens pode ser a total (de horário de pico) todo o dia

06h09: Duas linhas de ônibus Tucuruvi – Praça da Árvore e Santana – Praça da Árvore foram criadas especialmente para o dia de hoje e as linhas que paravam perto de estação de Metrô foram prolongadas hoje até estações da CPTM ou região central da cidade

06h20: Algumas estações da linha 1-Azul e 2-Verde começaram a funcionar, segundo o Metrô

06h32: Estações começam a operar: Linha 1 Azul- entre Ana Rosa e Luz; 2 Verde entre Ana Rosa e Clínicas, 3 – Vermelha entre Bresser-Mooca e Marechal Deodoro. A linha privada 4-Amarela opera desde o início do dia normalmente

06h40: Linha 2 Verde amplia a operação, indo da estação Ana Rosa a Estação Vila Madalena e Linha 5-Lilás funciona entre Capão Redondo e Largo Treze de Maio

07h05: Funcionamento parcial da Linha 1 Azul- entre Ana Rosa e Luz; Linha 2 – Verde entre Ana Rosa a Estação Vila Madalena; Linha 3 – Vermelha entre Bresser-Mooca e Marechal Deodoro; Linha 4- Amarela (funcionamento normal porque é linha da Iniciativa Privada); Linha 5- entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, Linha 15 -Prata monotrilho (todas as duas estações fechadas). Linha 7 Rubi da CPTM prolongada da Estação Luz até a Estação Brás, mas com velocidade reduzida.

07h42: Funcionamento parcial da Linha 1 Azul- entre Ana Rosa e Luz; Linha 2 – Verde entre Ana Rosa a Estação Vila Madalena; Linha 3 – Vermelha entre Bresser-Mooca e Marechal Deodoro; Linha 4- Amarela (funcionamento normal porque é linha da Iniciativa Privada); Linha 5- entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, Linha 15 -Prata monotrilho (todas as duas estações fechadas). Linha 7 Rubi da CPTM prolongada da Estação Luz até a Estação Brás, mas com velocidade reduzida.

8:15: Estão operando no momento:
?L1-Azul: Luz a Saúde
?L2-Verde: Ana Rosa a Vila Madalena
?L3-Vermelha: Bresser a Marechal Deodoro
?L4-Amarela: toda a linha
?L5-Lilás: Capão Redondo a Adolfo Pinheiro
?L15-Prata: Paralisada

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 18/01/2018 08:01
  • Alterado: 18/01/2018 08:01
  • Redação ABCdoABC
  • Estadão Conteúdo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados